Crítica sobre o filme "Cyberchase: A Corrida do Espaço - Navegando o Cyberespaço":

Edinho Pasquale
Cyberchase: A Corrida do Espaço - Navegando o Cyberespaço Por Edinho Pasquale
| Data: 11/10/2005
Esta série produzida pela rede pública de TV americana, a PBS com parceria da Nelvana, é exibida pela Rede de TV Cultura e afiliadas. Isso sempre significa um selo de qualidade, até por antecipação. A rede tem, sem nenhuma dúvida, os desenhos e séries mais educativos e interessantes para os infantes de todas as idades.

Aqui o primeiro DVD da série contém três episódios da série (dois normais e um extra, não sei a real utilidade desta divisão!), não necessariamente na mesma ordem das datas de exibição originais. Se a animação está longe da perfeição, é bem simpática para o público-alvo. Aqui o foco é a matemática, através de conceitos pré-estabelecidos (aqui são “Análise de Dadosâ€, “Navegação†e “Marcando o Tempoâ€), para um público voltado para os de 8 a 12 anos de idade, ou seja, metade do ciclo fundamental da primeira fase, segundo os nossos padrões. Com uma linguagem bem contemporânea, com termos relacionados à Internet e a computação, bastante presente na educação das crianças, mesmo as que são consideradas “excluídas†por não ter condições financeiras (e, principalmente, da qualidade das escolas em locais onde a tecnologia ainda é utopia).

O que realmente importa é que se trata de uma série simpática, carismática, e, acima de tudo informativa e educativa, com modernidade e sinceridade, sem arroubos comerciais. Bem apropriada, digna de se ter em casa para ser revista, sem modismos. Lembrando ainda que a série é exibida pelas redes públicas nacionais. Linguagem moderna na tradução de termos da dublagem, atrai os pré-adolescentes. Indispensável.