Crítica sobre o filme "Além da Imaginação Vol. 1":

Edinho Pasquale
Além da Imaginação Vol. 1 Por Edinho Pasquale
| Data: 15/06/2003
Antenção antigos fãs de seriados e/ou de ficção científica: finalmente saiu aqui um DVD contendo 3 episódios da série original criada por Rod Serling. Intitulada como Volume 1, não se enganem, não houve um milagre: são três bons episódios mas não na seqüência original de exibição na TV. Estes são os:o de nº 47, Noite de Natal, exibido em 23 de dezembro de 1960, um drama sensível (para os que não conhecem a série, os filmes são sobre a imaginação, não tendo apenas epsódios de suspensa, há vários gêneros, o importante é contar uma boa história), um conto de Natal. O nº 51, Os Invasores, exibido em 27 de janeiro de 1961, com a ótima Agnes Moorehead fazendo o papel da senhora ranzinza, num dos ótimos epsódios da série. E o de nº 81, num dos melhores epsódios de suspense, com um Robert Redford no início de carreira.

Esta série, um cult entre tantas da época, teve duas versões, sendo que esta, a primeira, foi lançada em 1959 e teve 5 temporadas, num total de 156 episódios (de 25 minutos cada, exceto na quinta temporada, que tinham 50 minutos) e foi um marco na TV. Seu criador, Rod Serling, sabia como poucos contar uma boa estória, principalmente cutucando a imaginação das pessoas e, em muitos casos atingindo até um grau de terror (não um terror banal como nos filmes de hoje, sanguinolentos, e sim emocionais) insusitado para a época. Lançou vários conceitos na linguagem da TV, repetidos até hoje por muitos seriados novos. Teve uma refilmagem na década de 80 (85 a 88) e um filme de cinema, "No Limite da Realidade" (com episódios dirigidos por Steven Spielberg, John Landis, Joe Dante e George Miller. Está havendo, desde setembro de 2002, uma nova refilmagem da série. Mas não se comparam à original.

Quando o próprio Serling narrava, no início de cada episódio, ""Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo Homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição; e se encontra entre o abismo dos temores do Homem e o cume dos seus conhecimentos. É a dimensão da fantasia. Uma região Além da Imaginação." muita gente se retirava da sala, por puro medo ou até mesmo superstição (algumas pessoas achavam que as estórias eram reais. E a trilha, famosa até hoje, realmente era arrepiante. Rod Serling morreu vítima de cancer, em 1975, aos 51 anos.

Enfim, um seriado delicioso, mesmo para as novas gerações, pois além de ótimas estórias, tem várias curiosidades, pois foi, por muitas vezes, a estréia de grandes atores na TV. Espero que a distribuidora lance ao menos os mesmos volumes já editados nos EUA (43 DVDs).