Crítica sobre o filme "New Order Story":

Robson Candêo
New Order Story Por Robson Candêo
| Data: 02/03/2006
Este é um documentário que conta a história do New Order, desde quando eles eram o Joy Division, passando pelo suicídio do vocalista, o reagrupamento como New Order e a trajetória da banda. Para isso há uma narração utilizada em poucos momentos; depoimentos deles, de pessoas ligadas a eles e também de Bono Vox do U2 e Neil Tennat do Pet Shop Boys. Também há trechos de um programa de auditório onde eles responderam perguntas sobre eles próprios e um set list de músicas muito bom, onde é mostrado o vídeo ou uma execução ao vivo da canção, quase todas por completo.

No programa de auditório o clima começa descontraído, mas depois eles põe para fora algumas mágoas e verdades que precisavam ser ditas, tudo calmamente e sem stress. Nos depoimentos eles contam fatos curiosos, falam sobre o suicídio de Ian Curtis, suas influências, os problemas internos e ressentimentos, inclusive com a gravadora Factory Records que ruiu junto com o grupo até eles voltarem após assinarem com a London Records.

A linha narrativa é que é um pouco confusa, não destacando o nome de quem está falando, ou a sua ligação com a banda, o que ajudaria aqueles que não conhecem bem o grupo.

Destaque para os sucessos ‘Blue Monday’ ao vivo e para os vídeos de ‘Bizarre Love Triangle’ e ‘Regret’. Quase no final há duas músicas retiradas de uma apresentação recente no festival de montreux: ‘Temptation’ e ‘Everyone Everywhere’.