Por Edinho Pasquale                            
                         
                        
                        
                         |  Data: 04/05/2006 
                        
                        					  
                            O filme foi o derradeiro projeto realizado por Irving Thalberg, vice-presidente e  supervisor  de produção dos estúdios da Metro Goldwyn Mayer e nos chega em DVD pela Classicline. Thalberg morreu prematuramente antes da estréia e o filme lhe é dedicado antes dos letreiros iniciais: “á memória  de Irving George  Thalberg nós dedicamos este filme, sua última grande  realização". Dirigido por  Sidney Frankllin,  um dos diretores que a MGM mais prestigiava e também produziu filmes importantes do estúdio, como Rosa de Esperança (1942), de Willyam Wyler, é uma adaptação de livro de Pearl Buck, escritora especializada em temas chineses. Foi um grande sucesso e  então a segunda produção mais cara da Metro desde a primeira versão de Ben Hur, em 1925. Em 1945 a Metro quis repetir o sucesso, com A Estipe do  Dragão (Dragon Seed), também baseado em livro da autora, tendo Katharine Hepburn e o turco Turhan Bey nos papeis principais. 
            Para os dois papéis centrais  foram escolhidos os nada orientais e sim austrÃacos Luise Rainer, ela vienense e Paul Muni. Conta a história de um camponês, Wang e sua mulher, Olan , ele mais sonhador e deslumbrado, ela mais pragmática (quando ele joga fora os restos de um pêssego, ela recolhe a fruta, semeando-a dará frutos). A felicidade deles é em ciclos, perdem as terras pela seca, as recuperam, ele  prospera tornando grande proprietário mas depois  toma uma concubina (Tilly Losch), tem conflito com o filho etc. 
Um dos grandes momentos, que nunca esquecemos quando assistimos o filme na reprise e revimos agora é a da fuga da seca, se vendo corpos de gente e animais mortos. A seqüência mais famosa é a da invasão de gafanhotos, que  certamente teria ganho o Oscar® de efeitos especiais, se na época existisse  essa categoria. Mas de qualquer forma o filme recebeu o de fotografia, esta de Karl Freund, o iluminador de Metrópolis, de Fritz Lang. 
A notar ainda a seqüência da revolta, em que Olan escapa duas vezes de morrer, uma quando pisoteada pela multidão, cena  essa que consta dos extras da versão em DVD americana. Uma bela cena é a do nascimento da criança, em elÃpse, vendo-se o interior da cabana  e a  sombra das árvores sacudidas pela tempestade, até  o amanhecer e o choro do bebê. Por seu desempenho Luise Rainer recebeu o seu segundo Oscar® consecutivo. 
O ano anterior (1936) já o havia ganho (talvez por sua cena ao telefone) por Ziegfeld, o Criador de Estrelas. Com essa segunda estatueta ela derrotou  a favorita, Greta Garbo, em A Dama das Camélias, além de Barbara Stanwyck no melô Stella Dallas. Nos extras americanos ela aparece recebendo o  Oscar®. Consta também um curta metragem musical bizarro, com motivos principalmente chineses. (Carlos M. Motta)