Crítica sobre o filme "Concert for George (DVD Duplo)":

Robson Candêo
Concert for George (DVD Duplo) Por Robson Candêo
| Data: 09/02/2004
O show foi realizado no Royal Albert Hall, um lugar muito bonito, com um excelente palco e um público bem grande.

A filmagem é muito bem feita, captando bem o show.

O maestro indiano Ravi Shankar, pai da cantora Norah Jones e grande amigo de Harrison, diz alguma palavras, e apresenta sua filha Anoushka, que toca cítara e depois rege a orquestra com a música ‘Arpan’ composta por seu pai. Essa parte inícial do show, totalmente indiana dura quase 40 minutos.

A segunda parte traz o grupo Monty Pythom, que faz o que mais sabe, fazer os outros rirem. Note que está o ator Tom Hanks entre eles.

A terceira parte, traz vários músicos famosos para cantar as músicas de Harrison. Detalhe que a banda é formada em boa parte pelos próprios músicos que vão se revezando. Eric Clapton, Gary Brooker, Dhani Harrison, e o fantástico percussionista Ray Cooper, são exemplos desta grande banda que faz um som excelente, longe de ser uma bagunça musical.

Vale destacar a performance de Ray Cooper que sempre parece estar se divertindo mais do que todo mundo.

Há também uma pequena orquestra presente ao fundo do palco que participa em alguns poucos momentos.

Inicia com Jeff Lynne, que já havia aparecido em uma das músicas de Anoushka. Ele canta ‘I want to tell you’ e ‘Give me love’.

Eric Clapton dá a sequência cantando ‘If I needed someone’.

Nos teclados, Gary Brooker do Procol Harum canta ‘Old Brown Shoe’.

Jeff Lynne novamente canta o sucesso ‘Give me Love’ e Clapton em seguida faz ‘Beware of Darkness’.

Joe Brown é apresentado para cantar a conhecida ‘Here comes the sun’ e ‘That´s the way it goes’, e traz sua própria banda.

De volta ao palco, Clapton apresenta Jools Holland, Sam Brown e Jim Capaldi para cantar ‘Horse to the water’.

A próxima participação é de Tom Petty & the Heartbreakers para cantar ‘Taxman’, ‘I need you’ e ‘Handle with care’.

Com a ajuda de Clapton, o fantástico Billy Preston (que é considerado o quinto Beatle) canta ‘Isn´t a Pity’ à frente de seu órgão. Destaque para os solos desta música.

Ringo Star é convidado para cantar ‘Photograph’ e ‘Honey Don´t’.

Paul McCartney é chamado pelo próprio Ringo para cantar ‘For You Blue’, a ótima ‘Something’ (um dos grandes momentos do show) com a ajuda de Clapton, ‘All Things must Pass’ e, ao piano, outro sucesso, ‘While my guitar gently weeps’, novamente com a participação de Eric Clapton e outro grande momento com ótimos solos.

Vale dizer que Paul McCartney e Ringo Star não tocam juntos desde a separação dos Beatles, o que por si só já é um fato histórico.

‘My sweet Lord’, outro grande sucesso, é interpretado por Billy Preston.

Agora todos os músicos se reúnem para cantar ‘Wah Wah’ e Joe Brown encerra o show com ‘I´ll see you in my dreams’ em meio a uma chuva de papel picado em um lindo efeito.

O Disco 2 traz a versão cinematográfica deste mesmo show, com menos músicas e em outra ordem. Também são intercaladas cenas de bastidores, cenas dos ensaios e depoimentos.