Crítica sobre o filme "Stargate Atlantis: The Complete First Season":

Jorge Saldanha
Stargate Atlantis: The Complete First Season Por Jorge Saldanha
| Data: 28/03/2005
Stargate Atlantis, série derivada de Stargate SG-1, estreou nos EUA em 2004 (em 2005 no Brasil, no canal pago Fox), e graças à boa receptividade já segue firme rumo à sua terceira temporada. O sucesso do programa deve-se ao fato de saber preservar certas qualidades da série mais velha, e ao mesmo ser original o suficiente para trilhar um caminho próprio.

O conceito de explorar novos mundos através dos portais permanece, mas com a diferença de que agora a equipe está isolada num ambiente alienígena desconhecido – a majestosa cidade de Atlântida, inicialmente submersa no oceano de um mundo perdido e depois trazida à tona pelos exploradores. Além disso, a situação é de constante ameaça e luta pela sobrevivência, uma vez que os protagonistas devem fazer de tudo para juntar recursos para fazer frente à ameaça dos Wraiths, cada vez mais próximos de Atlântida. Outra boa idéia foi colocar como protagonistas, além daqueles criados especialmente para SGA, personagens recorrentes de SG-1 que já haviam causado boa impressão naquela série. Joe Flanigan (que parece o Alec Baldwin quando jovem) é o audacioso Major John Sheppard, que possui várias similaridades com o Jack O´Neill de Richard Dean Anderson (que faz uma ponta no episódio piloto), mas que progressivamente mostra possuir características únicas. Torri Higginson interpreta a líder da equipe, a Drª. Elizabeth Weir, que por um curto período comandou o Projeto Stargate. CDavid Hewlett é o cientista neurótico e “pé-no-saco” Rodney McKay, que em SG-1 várias vezes andou às turras com Samantha Carter (Amanda Tapping). Rachel Luttrell é a athosiana Teyla Emmagan, cujo conhecimento dos Wraiths é de extrema valia. O outro membro principal da equipe é o Tenente Aiden Ford (Rainbow Sun Franks), que ajuda Sheppard nos assuntos militares.

Temos também o Dr. Carson Beckett (Paul McGillion), o médico que possui DNA dos Ancients, e o Dr. Radek Zelenka (David Nykl), cientista que vive competindo com McKay. Entre os episódios da temporada, destaco o piloto em duas partes “Rising”, uma aventura movimentada com a participação especial de Richard Dean Anderson, Michael Shanks e Robert Patrick, que mostra como os heróis chegaram em Atlântida e introduz os Wraiths; “Hide and Seek”, no qual McKay coloca uma espécie de escudo protetor Ancient mas não consegue desativá-lo; “Underground”, que introduz os inimigos humanos Genii, liderados por Cowen (Colm Meaney) e Kolya (Robert Davi); “The Storm” e “The Eye”, que combinam drama e tensão quando Atlântida, ameaçada por uma tempestade de proporções bíblicas e sem energia para acionar os escudos, é evacuada e posteriormente invadida pelos Genii; “Before I Sleep”, episódio sobre viagem no tempo que inicia com a descoberta em Atlântida de uma Weir bem mais velha, mantida em animação suspensa; e as dramáticas duas partes de “The Siege”, que encerra a temporada, quando a frota dos Wraiths finalmente alcança Atlântida e os terrestres têm de defender a cidade do ataque devastador, utilizando o que restou do sistema defensivo dos Ancients.