O tempo pode ser implac谩vel com a ilus茫o comercial do cinema. O dem么nio da noite (He walked by night; 1947), dirigido pelo norte-americano Alfred Louis Werker, em plena d茅cada de gl贸ria das narrativas policiais em Hollywood, 茅 a possibilidade de uma escava莽茫o arqueol贸gica na hist贸ria do cinema que o lan莽amento em dvd traz. Para quem ama o cinema como um todo, e gosta de observar s muta莽玫es de suas linhas de tempo, 茅 salutar uma visita ao passado.
Por茅m... Em seu Dicion谩rio de cineastas, editado em 1988 pela L&PM, o cr铆tico Rubens Ewald Filho anota sobre Werker: 鈥淒iretor norte-americano. No cinema desde 17, principalmente em faroestes. Se imp么s com A casa dos Rotschild, mas apesar do pioneiro Fronteiras perdidas (um dos primeiros filmes anti-racistas) est谩 hoje praticamente esquecido.鈥
Mas... Que custa ressuscit谩-lo? Todos os filmes s茫o capazes de viver: basta o olhar e a alma do espectador. O dem么nio da noite 茅 um dos filmes de Werker mais referidos; seus detratores dizem que ele s贸 funciona porque mais da metade das cenas foi dirigida por Anthony Mann.
Na verdade, O dem么nio da noite n茫o tem nada de novo ou especial. 脡 um filme de a莽茫o conduzido com a dec锚ncia de est煤dio por Werker. Como uma investiga莽茫o em torno de um criminoso, est谩 longe da sutileza e da profundidade de M, o vampiro de D眉sseldorf (1931), a obra-prima do alem茫o Fritz Lang; o alvo de Werker 茅 outro: falsear uma certa objetividade jornal铆stica do cinema americano de ent茫o, uma falsa reportagem que se afasta bastante dos estranhos e enviesados policiais da s茅rie negra que circulavam pela mesma 茅poca. Aquela voz-over que introduz o espectador na hist贸ria nas primeiras imagens e depois segue interferindo 茅 um lance ing锚nuo do cinema da 茅poca para dar credibilidade factual ao filme, como se fosse poss铆vel reproduzir sem altera莽玫es os epis贸dios reais; este artif铆cio est谩 inclusive no come莽o de Os esquecidos (1950), do espanhol Luis Bu帽uel: mas enquanto o desenrolar narrativo do filme de Bu帽uel se desamarra destas peias, O dem么nio da noite permanece entravado nas palavras do narrador.
Mais do que a dire莽茫o estereotipada de Werker, 茅 o desempenho de Richard Basehart como o assassino esquivo e a ilumina莽茫o pessoal de John Alton que conferem ao filme alguma estatura dentro duma poss铆vel hist贸ria do cinema. (Eron Fagundes)