Crítica sobre o filme "LOST - 2ª Temporada Completa":

Edinho Pasquale
LOST - 2ª Temporada Completa Por Edinho Pasquale
| Data: 21/09/2006
Esta série LOST talvez tenha sido uma das mais intrigantes e importantes já produzidas pela TV americana. Se você nunca ouviu falar, está fora do mundo. Para os que já assistiram a primeira temporada, aqui são revelados alguns dos mistérios mais importantes subseqüentes, aguardados com ansiedade. E que, apesar de algumas falhas de “concentração†em alguns episódios, nos deixam ainda mais curiosos sobre o que acontecerá a seguir. Este fato talvez seja o principal “mote†da série. Onde estamos? Pra onde iremos? O que aconteceu? Qual será o nosso futuro? Se na primeira temporada estas indagações já eram relevantes, nesta aqui deixa ainda mais alguns mistérios a serem resolvidos com mais suspense e interesse ainda. Com personagens, cada um a seu modo, interessantes, quais serão os seus destinos? Ponto para os autores, isto promete mais uma 3ª temporada, com sucesso.

A partir deste ponto, caso você não tenha visto a primeira temporada e/ou não tenha visto a série na TV por assinatura (e assistida na Globo, via TV aberta), não leia as informações seguintes (isto é o chamado SPOILER). Logo nos primeiros capítulos se tem a informação do que se revela como um dos principais segredos da série: o que há de tão finalmente dentro da tal escotilha. Após sabermos que há mais vida ainda além dos chamados “os outrosâ€, há uma experiência científica envolvida em muitos dos jogos com o telespectador. O “Projeto Dharma†acaba sendo uma das informações sobre o que poderá acontecer na ilha e para os perdidos (LOST). Há ainda a até presumível opção de que, além dos “outrosâ€, mais alguns sobreviventes do vôo da Oceanic (os da cauda do avião) estariam vivos. Há também a surpresa da morte de alguns personagens. Não dá mais para explicar as várias e eficientes informações que daqui se tornarão ainda mais intrigantes. Para quem tem assistido a série na TV, o DVD se torna, desde ao da primeira temporada, imprescindível para se assistir a todos os episódios novamente, para reparar em detalhes.

Para os que não assistiram a primeira temporada, não deixem de adquirir a série em DVD. E assistam a seguir esta aqui. E tente agüentar a ansiedade da estréia da terceira, pelo menos na TV por assinatura. Com Rodrigo Santoro e tudo...

Para resumir, temos aqui uma vida inteligente na TV americana e até brasileira, por tabela, ao questionar os conceitos da vida, a partir de alguns personagens que estão perdidos numa ilha, onde suas inter-relações podem ser importantes para saber até o nosso sentido de viver. Como recriar uma sociedade que praticamente começa do zero, apenas memórias passadas? Se há algumas falhas de conceitos nesta segunda temporada, estas são completamente superadas pelas indagações do episódio final. Mal comparando, me leva ao filme cult “Blade Runner – O Caçador de Andróides†em uma das cenas antológicas, onde um replicante (robô quase humano), baseado talvez como aqui em experiências sócio-político-cinetíficas indaga: “De onde viemos? Para Onde vamos?†(repito). Obrigatório.