Por Robson Candêo
| Data: 29/12/2006
Simon Cox, autor do livro homônimo deste documentário, fez um trabalho de investigação baseado no livro de Dan Brown, Anjos e Demônios. Dan Brown é o famoso autor do livro, O Código da Vinci e no livro Anjos e Demônios ele fala de uma sociedade secreta chamada Illuminati que planeja destruir o Vaticano e alterar o curso dos eventos mundiais.
O documentário mostra o resultado desse trabalho utilizando uma boa narração, depoimentos de historiadores e estudiosos do assunto, imagens montadas, fotos e imagens de locais que supostamente ocorreram fatos narrados, incluindo as imagens do escultor Bernini que estão em Roma e que Dan Brown utilizou no seu livro.
O documentário começa falando sobre a obra de Dan Brown, mostrando as pistas que ele colocou no seu livro, e depois parte para um verdadeiro mistério que são os documentos secretos guardados a sete chaves no Vaticano, e para as muitas teorias do que pode estar escrito nesses inúmeros documentos. Fala sobre a enorme influência da Igreja Católica em séculos passados, e os motivos pelos quais essa sociedade secreta teria sido formada. Dentre esses motivos, um deles seria a pressão que a Igreja fazia contra as descobertas cientÃficas que foram sendo realizadas e que a Igreja era contra que fossem reveladas. Também comenta as diferenças entre o cristianismo e a religião egÃpcia que é uma comparação bastante interessante. Mostra também como a maçonaria está envolvida na história mundial e que a Illuminati pode ter sido criada por maçons. Também expõe a teoria de Dan Brown sobre Papas terem sido assassinados ao longo da história, detalhando os motivos que teriam levado ao "assassinato" do Papa Pio XI e os fatos que chegam à essa conclusão. Outro assassinato comentado foi um que ocorreu em 1998 dentro do Vaticano entre membros da Guarda SuÃça e que ficou muito mal explicado.
O documentário é cheio de detalhes e não dá para ficar comentando todos aqui, o que dá para dizer é que é bastante interessante e embora deixe mais dúvidas do que respostas, vale a pena assistir, embora seja um pouco pesado para quem não leu o livro e não está bem por dentro do assunto.