Por Robson Candêo
| Data: 02/03/2007
Um dos mestres da história do Jazz, John Coltrane não era só um ótimo saxofonista, pois ele influenciou e influencia gerações de músicos que se inspiraram em seu trabalho. O filme traz uma narração que faz a ligação dos depoimentos com imagens antigas de John e outros diversos músicos. Também tem imagens de apresentações diversas do saxofonista e músicos que tocavam com ele, todas ao vivo.
O filme conta a história da carreira de John Coltrane, suas parcerias, estilos e influências. Mostra como ele mudou do bebop para o jazz modal e como a música indiana influenciou tanto sua obra e consequentemente tantos outros artistas foram influenciados por John. Mostra ainda que ele ia cada vez mais tocando um jazz de improviso e por vezes extenso, com músicas que duravam até 30 minutos. O filme traz algumas músicas do artista retiradas de apresentações ao vivo, onde algumas estão por inteiro e ajudam a enriquecer o filme.
Entre os artistas que dão seus valiosos depoimentos, alguns inclusive já trabalharam com John. Entre eles temos o baterista Rashied Ali; os saxofonistas Wayne Shorter e Jimmy Eath; o pianista Tommy Flanagan; e a esposa de Coltrane que conta mais alguns detalhes sobre John e sua vontade de flertar com todos os estilos ao redor do mundo.