Por Jorge Saldanha
| Data: 21/04/2007
Neste DVD, ao ver – e ouvir – o sério Ennio Morricone, do alto de seus à época 75 anos e com mais de 400 trilhas sonoras em seu currÃculo, é impossÃvel não se impressionar com a qualidade do trabalho do “Il Maestroâ€, presente até mesmo em obras pouco conhecidas pelo público. Sem, dúvida, um grande contraste com o grosso da produção da música de cinema atual, dominada por formulismos e uma falta de criatividade alarmantes. Por sorte, ao contrário de tantos outros compositores do cinema que já nos deixaram, Morricone tem registrados em DVD dois excelentes concertos – O Arena Concerto e este gravado na Alemanha, agora lançado no Brasil. O repertório deste concerto de Munique é eclético, englobando várias fases e estilos do veterano maestro italiano. Em blocos temáticos, são apresentadas seleções de seus trabalhos desde os anos 60, como os clássicos spaghetti westerns representados aqui por músicas de Três Homens em Conflito, Era Uma Vez no Oeste e Quando Explode a Vingança, até obras mais recentes como Canone Inverso. Dos scores mais conhecidos de Morricone temos o nervoso tema de abertura de Os Intocáveis, a música inspiradora de A Lenda do Pianista do Mar e “Cockey’s Song†de Era uma vez na América, destacando a flauta doce do solista Ulrich Herkenhoff. Aliás, um dos destaques deste concerto são os excelentes solistas, como a soprano Susanna Rigacci, que com sua voz transmite toda a suave melancolia do tema de amor de Era Uma Vez no Oeste e mais adiante, juntamente com o coral e a orquestra, nos dá uma exuberante interpretação daquela que é a minha composição preferida de Morricone – a fantástica “The Ecstasy of Goldâ€, de Três Homens em Conflito, que em conjunto com as imagens criou um momento memorável do cinema. Uma verdadeira apoteose musical que fecha, com chave de ouro, a primeira parte do concerto. Mas como já havia citado antes, até obras menos conhecidas do italiano surpreendem, como a cativante e hipnótica música para o filme H2S, os ostinatos de bateria de Os Sicilianos e as duas composições de Numa Noite, um Jantar. Também digno de nota é o realismo e os ruÃdos industriais de A Classe Operária Vai ao ParaÃso. O concerto se encerra com uma suÃte de um dos hits de Morricone (curiosamente, um de seus trabalhos que menos me atrai), A Missão, que indiscutivelmente tem uma bela melodia que destaca o oboé. Enfim, um concerto a ser degustado por fãs de Morricone e da boa música, seja ela feita para as telas ou não.
Repertório:
1. Os Intocáveis (1987) - Tema principal
2. Era uma Vez na América (1985) - "Deborah´s theme", "Poverty" e Tema Principal
3. A Lenda do Pianista do Mar (1998) - Tema principal
4. Cinema Paradiso (1988) - Tema principal
5. H2S (1969) - Tema principal
6. Os Sicilianos (1969) - Tema principal
7. Numa Noite, um Jantar (1969) - Tema principal
8. Numa Noite, um Jantar (1969) - "Uno che grida amore"
9. Maddalena (1971) - "Come Maddalena"
12. Era uma Vez na América (1985) - "Cockey´s Song"
13. Três Homens em Conflito (1966) - Tema principal
14. Era uma Vez no Oeste (1985) - Tema principal
15. Quando Explode a Vingança (1971) - Tema principal
16. Três Homens em Conflito (1966) - "Ecstasy of Gold"
17. Canone Inverso (1999) - Tema principal
18. Investigação sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (1970) - Tema Principal
19. Páginas da Revolução (1995) - Tema principal
20. A Classe Operária Vai ao ParaÃso (1971) - Tema principal
21. Pecados de Guerra (1989) - Tema principal
22. O Deserto dos Tártaros (1976) - Tema principal
23. A Missão (1986) - Tema principal