Crítica sobre o filme "Eurípedes Barsanulfo – Educador e Médium":

Robson Candêo
Eurípedes Barsanulfo – Educador e Médium Por Robson Candêo
| Data: 01/06/2007
Eurípedes Barsanulfo foi uma pessoa à frente do seu tempo. Desde pequeno ele mostrou enorme inteligência e vontade de aprender. Católico fervoroso, Eurípedes só foi convertido ao espiritismo após ler o livro Depois da Morte, quando então Eurípedes começou a refletir sobre a doutrina espírita e passou a estudá-la, sendo que após aceitá-la, o médium passa a ser um grande divulgador da doutrina, desenvolvendo todas as mediunidades, inclusive a de curar, fazendo inúmeras curas ao longo de sua vida, sendo a primeira de sua mãe. Dono de uma escola que quase foi à falência por falta de alunos, ele mudou o nome dela para Colégio Allan Kardec após a orientação de um espírito. A escola então virou referência regional e até nacional, onde se destacou por incluir novas técnicas de ensino consideradas hoje modernas, mas que não eram utilizadas na época, como possuir turmas mistas, abolir os castigos e acabar com os exames tradicionais, entre outras coisas. Eurípedes sempre se colocou a serviço dos mais pobres e deixou um legado importante para os espíritas de todo o Brasil.

O filme traz uma verdadeira aula de história do Brasil, mais precisamente do triângulo mineiro e da cidade de Sacramento, comentando desde a sua fundação até a inserção na história de Eurípedes, onde conta toda a sua biografia, com a bela narração de Lima Duarte e com a ajuda de historiadores que contam fatos acontecidos na época, muitos bastante interessantes, finalizando com o momento de seu desencarne. Também há muitas gravuras, fotos e imagens dos locais que ajudam no entendimento do filme.

O documentário não se resume somente à história de Eurípedes, mas também de seu tio Mariano da Cunha e de Frederico Peiró, dois importantes espíritas nacionais. Também procura colocar como era o movimento espírita na época e a perseguição que eles sofriam, principalmente dos católicos. Ao final é mostrada como está sendo bem encaminhada a continuação de toda a obra do médium.

A forma como foi montado o filme, é bem dinâmica onde os fatos são colocados não totalmente na ordem cronológica. Isso às vezes confunde, mas com um pouco de atenção fica bastante interessante.