Crítica sobre o filme "Quarteto Fantástico":

Jorge Saldanha
Quarteto Fantástico Por Jorge Saldanha
| Data: 02/07/2007
O advento do DVD foi uma excelente chance para que os diretores pudessem disponibilizar versões de seus filmes mais fiéis ao seu conceito original, muitas vezes significativamente alterado para os lançamentos nos cinemas. Apenas para falarmos nas adaptações de quadrinhos da Marvel, já tivemos lançadas no formato versões estendidas ou “do Diretor†de Demolidor, O Homem sem Medo (2003), Elektra (2004) e Homem-Aranha 2 (2004). Apesar do caráter oportunístico desses lançamentos, que normalmente buscam faturar em cima da chegada de um novo filme aos cinemas, eles até agora vem trazendo versões melhores, em maior ou menor grau, do que aquelas originalmente lançadas nos cinemas. O que nos leva, agora, a este DVD com a versão estendida de Quarteto Fantástico (2005), trazendo nada mais, nada menos, que 20 minutos de cenas adicionais. A exemplo do que aconteceu com Demolidor, esses segmentos propiciam uma significativa melhora no filme, principalmente no que toca ao desenvolvimento dos personagens. Quando o filme do Quarteto inicialmente chegou às telas as comparações com outra franquia de sucesso da Marvel, a mais sombria X-Men, foi inevitável e muitas opiniões enfatizaram, sob um aspecto negativo, o fato de o filme ser light, mais direcionado às crianças e dando destaque a cenas de humor entre Johnny Storm (Tocha Humana) e Ben Richards (O Coisa). O interessante é que gostei do filme principalmente por isso, já que o torna bem fiel aos gibis – uma das criações mais bem humoradas e desencanadas de Stan Lee e Jack Kirby. O que pouca gente não percebeu – ou se percebeu, não se incomodaram em destacar -, é que das adaptações da Marvel para o cinema, esta foi a que teve o roteiro (co-escrito por Mark Frost, um dos criadores da memorável série de TV Twin Peaks) que mais investiu nos personagens, que têm de encarar e mesmo questionar a realidade de serem diferentes das demais pessoas. Pois o grande mérito das cenas agora incluídas no filme é de reforçar o desenvolvimento dos personagens, melhorando exatamente aquele que já era o ponto forte do filme, além de corrigir algumas omissões que havia na versão do cinema. Com a ajuda do amigo Aragorn, do fórum do site Cinema em Cena, vamos falar um pouco sobre essas cenas adicionais (não necessariamente em ordem cronológica):

1 – Créditos Principais - A abertura foi totalmente modificada. Antes aparecia o título e o filme já começava, agora temos uma apresentação animada no estilo dos filmes do Homem-Aranha, já dando uma deixa do que veremos adiante. Uma pena que não usaram ilustrações no estilo de Jack Kirby, o desenhista original do Quarteto;

2 – Reed e Ben – Vemos um pouco mais Reed e Ben dentro do prédio de Victor, antes do encontro onde serão mostrados os projetos da empresa, inclusive seus contratos militares (daí sabemos de onde vêm as armas que Victor posteriormente rouba de um depósito de sua empresa);

3 – Estação Espacial – Sem dúvida uma seqüência que estava fazendo falta: após o acidente, todos aparecem desacordados caídos no chão da estação espacial. Aos poucos a energia da estação vai se normalizando, e eles, acordando. A cena explica como os quatro e Victor voltaram para a Terra (a energia da estação se normalizou após a passagem da nuvem cósmica);

4 - Susan e Victor – Sue e Victor jantam e rompem a relação. Ele fica enciumado porque ela se refere à pesquisa que está fazendo com Reed como "nossa". Aliás, é aqui que ele nota que Reed e Sue estão passando um bom tempo juntos. Na mesma cena as emoções de Victor se tornam claras com as oscilações da luz do restaurante, e Susan chega a ficar invisível;

5 - Reed e Susan – Aqui o casal ganha mais tempo de exposição. Em um depósito do edifício Baxter, Reed revela que vai construir uma máquina. Sue observa uma caixa com seu nome no alto de uma prateleira, ao tentar pegá-la a prateleira cai sobre ela, Reed se estica e cai sobre Sue, absorvendo o impacto, e ambos ficam cara a cara (uma pena que o efeito visual não foi muito bem acabado, e a cena do “esticamento†está bem granulada). Ben vê de longe o casal deitado no chão e aí nasce a semente de sua raiva posteriormente explorada por Victor, no sentido de que Reed não está atrás de uma cura porque deseja passar mais tempo com Sue;

6 – O Teste da Máquina - Reed testa os efeitos da máquina numa planta, o que é muito mais coerente do que ele ser a primeira cobaia, como acontece na versão reduzida do cinema;

7 - Reed e Sue - Após o diálogo no planetário, Reed faz a cara de Wolverine para Sue. Essa cena estava nos extras do DVD da versão anterior, e apesar de ser redundante em termos de enredo, é divertida e interessante por fazer uma ligação direta com outra franquia da Marvel;

8 - Ben – O Coisa assiste a gravação de um de seus aniversários, e fica depressivo;

9 – Popularidade - O Quarteto recebe cartas de todos os lugares do mundo, pedindo ajuda. Sue pega uma carta e mostra para Reed, que no momento a ignora porque está no meio de uma pesquisa. Logo em seguida escutam berros do Ben, fulo da vida porque Johnny está na TV, no programa de esportes;

10 – Elevador Quente – O conquistador Johnny passa o dia andando de elevador no edifício Baxter, aumentando a temperatura dentro do mesmo paras as mulheres ficarem, digamos, mais à vontade;

11 – Victor e Johnny - Victor dá carona para Johnny (que sai de uma festa) em sua limusine cheia de garotas, e faz a cabeça do rapaz para que faça carreira solo, pois ao contrário dos outros três ele é um astro. Essa é a origem da discussão posterior de Johnny com Sue, logo após Ben quebrar o protótipo do seu bonequinho;

12 – Ben e Alicia - Ben passeia pela rua após ter tido o encontro com Victor na lanchonete (cena das panquecas), e passa por uma galeria de arte que exibe várias esculturas com sua imagem. Dela sai Alicia, que o convida para entrar. Ele diz que está todo sujo, e ela responde que vai ajudá-lo a se limpar, e o faz numa cena bem tocante, dando-lhe uma lição sobre ser diferente e alvo de chacotas. Isso abre os olhos dele para a possibilidade de continuar como O Coisa. Aliás, enquanto ela o limpa, nos fundos da galeria, Ben observa vários bonecos e pergunta se foi ela quem os fez. Ela responde que eles são coisa de seu padrasto, que como os fãs do Quarteto sabem, é O Mestre dos Bonecos.

13 – Festa de Alicia - Alicia convida Ben para uma festa, onde ela está expondo suas esculturas. Lá, além de ser confundido com uma das esculturas, Ben vê Alicia ser alvo de piadas por fazer esculturas com a sua imagem. Sentindo-se ofendido ele sai bravo, acarretando a briga com Reed que veremos na cena seguinte;

14 – Victor chama Ben - Após Reed testar a máquina sem sucesso, Victor manda seu ajudante buscar Ben, e na versão de cinema a cena seguinte já era Ben chegando no edifício Baxter e perguntando onde está Reed, o que não fazia muito sentido - porque ele perguntaria por Reed, se o encontro seria supostamente apenas com o Victor? Pois na nova versão, após a briga com Reed e Victor mandando seu ajudante procurá-lo, Ben está sentado numa praça, claramente triste, quando chega o ajudante do Victor e o avisa que Reed deseja falar com ele urgentemente. Daí a surpresa de Ben ao chegar no Baxter e não encontrar Reed, apenas Victor;

15 – Johnny se dá Mal - Após abandonar o Quarteto (briga com Sue), o flamejante Johnny está numa festa se exibindo, lançando rajadas de fogo para cima, sendo o legítimo centro das atenções. Ele vê uma bela garota e chega nela, contudo ela tem um namorado que lhe dá um puxão de orelhas, dizendo que ele não devia cantar a garota dos outros. Irritado, Johnny faz a bebida do cara pegar fogo, numa atitude estúpida. A garota fala que ele poderia ter queimado alguém, e que se ela tivesse os poderes dele faria algo produtivo, ajudaria as pessoas e não ficaria se exibindo em bares. Nesse momento todos no bar ignoram Johnny, ou seja, ocorre aquilo que Sue falou: ele é um modismo, daí a razão dele voltar para o edifício Baxter;

16 – Confronto com o Doutor Destino – No confronto final com Victor, já como Doutor Destino, Reed assume uma forma curva para direcionar a água do hidrante para cima do vilão.

Enfim, graças a essas cenas temos agora uma versão bem melhorada de Quarteto Fantástico, com um roteiro mais bem acabado e que até mereceria passar nos cinemas.