Por Robson Candêo
| Data: 06/08/2007
Este DVD traz quatro filmes sobre Chico Xavier, o mais famoso médium espÃrita nascido no Brasil, que dedicou a vida inteira ao espiritismo e à caridade. Chico Xavier, já falecido, era um médium que possuÃa várias habilidades mediúnicas, mas a mais famosa era a psicografia, pois era escrevendo cartas ditadas pelos parentes desencarnados aos seus entes queridos, que Chico atraÃa multidões de todo o mundo.
O primeiro filme - De Pedro Leopoldo a Uberaba - foi feito em 1983 para a televisão, mas nunca foi ao ar e ele fala sobre a vida e obra de Chico com 93 minutos de duração. Com uma narração completada por inúmeros depoimentos, inclusive de Chico Xavier, o filme vai contando a história do médium e mostra como era sua vida e o trabalho que realizava junto à comunidade, bem como suas obras literárias. O filme junta depoimentos de inúmeras pessoas que conviveram com ele, ou que tiveram contato com Chico, onde contam os fenômenos que presenciaram. O mais interessante é que a narração analisa esses fenômenos para mostrar que eles realmente aconteceram e nada era charlatanismo ou invenção do médium.
Além dos depoimentos, o filme traz inúmeras imagens de Chico trabalhando e de sua cidade natal. Mais ao final o filme procura ser mais cientÃfico, falando sobre e evolução e o tamanho do Universo. A tempo, Pedro Leopoldo é a cidade Natal do médium e Uberaba a cidade onde ele foi morar posteriormente e viveu o resto de sua vida.
O segundo filme - O Médium de Emmanuel - é de 1951, tem 46 minutos e foi feito por César Burnier. A primeira parte do filme mostra cenas de Pedro Leopoldo, cidade natal de Chico, sendo que nesta época ele ainda morava lá. O filme não tem narração e tem um fundo musical, mas em compensação, legendas que foram colocadas no DVD, identificam os personagens e as cenas que aparecem, como as leituras do evangelho e as psicografias nas sessões espÃritas. Há cenas de Chico em recuperação no hospital após uma cirurgia e também da Fazenda Modelo onde trabalhou um tempo e que hoje faz parte da história do espiritismo brasileiro. Na segunda parte, são mostradas imagens da passagem de Pietro Ubaldi, espiritualista italiano que visitou o Brasil, também em 1951, e visitou Chico Xavier.
O terceiro filme - Brilha uma Luz no Horizonte é de 1955 e tem 24 minutos de duração. Ele foi feito por Lauro Michielin e segue a mesma linha do filme anterior, com imagens de Pedro Leopoldo, Chico e seus amigos, das sessões espÃritas, somente com fundo musical e legendas explicando as cenas.
O quarto e último filme - O Grande Médium EspÃrita é de 2007 e tem 82 minutos. Foi dirigido e produzido por Oceano Vieira de Melo e traz depoimentos de amigos que dão detalhes interessantes e importantes sobre Chico Xavier. A primeira é Maria de Lourdes de BenÃcio que fala sobre Chico na época em que ele revelou sua mediunidade e conta várias outras coisas. Depois tem Wanda Amorin Joviano, filha dos donos da fazenda modelo, que trabalhou com Chico e junto com seus pais ajudaram ele nos trabalhos e na organização dos seus livros. Também tem várias outras pessoas, não menos importantes, que contam inúmeras histórias de Chico Xavier, algumas bastante interessantes e curiosas, entre elas os casos de materialização, e sobre sua saÃda de Pedro Leopoldo.