Crítica sobre o filme "Tá Dando Onda":

Edinho Pasquale
Tá Dando Onda Por Edinho Pasquale
| Data: 28/02/2008
Lá vamos nós... mais um desenho com pinguins... NÂO! Desta vez há luz no final do túnel!

Pra começar, não é um desenho realizado apenas para crianças com o dócil e meigo pinguim de geladeira e suas estórias. Aqui o animalzinho é apenas o porta-voz de um bem realizado filme de animação, com a boa sacada de ser uma espécie de documentário sobre um lendário surfista e seus legados. Esta premissa é importante para revelar alguns fatos: o cinema de animação, com a excelência da computação gráfica (CGI), está cada vez mais elaborado. Sim, animais simpáticos atrem o público. E há imaginação sobrando neste mundo.

Para os surfistas de plantão e suas tribos, é diversão certa. Pra quem é de outro mundo que não este, idem, até para conhecer uma importante “filosofiaâ€: os brothers se importam mais com o estilo de vida do que com a competição por si, cruel no mundo dos mortais (com participações especiais de surfistas reais, como e ex de Gisele Bunchen Kevin Slater e o brazuca Rob Machado). Isso fica claro na principal “mensagem†do filme: o importante é viver a vida, com prazer. A competição do dia-a-dia, medida ou não por prêmios, fica em segundo plano. Resumo: seja zen (com direito a trilha sonora – adequada – e tudo!). E sem exageros.

Isto posto, fica a impressão de um belo entretenimento, com excelência gráfica da animação, com personagens interessantes ( o frango é ótimo!) e formato original, que foge à regra da narrativa convencional das animações contemporâneas. Até parece um filme de verdade, com bom enredo (há uma pródia rede de TV ESPN, inteligente e divertida). Apetece adultos e adolescentes, a ser melhor descoberto em DVD. Divertido e diferente: obrigatório!