Crítica sobre o Blu-ray "30 Anos" do filme "Contatos Imediatos do 3º Grau":

Jorge Saldanha
Contatos Imediatos do 3º Grau Por Jorge Saldanha
| Data: 12/04/2008
Contatos Imediatos do Terceiro Grau teve três versões, que são as seguintes:

• Versão Original (1977, 134 min.) - É o filme como foi lançado nos cinemas;

• Edição Especial (1980, 132 min.) - Nesta versão, Spielberg tentou corrigir erros de montagem da versão original do cinema, para isso inclusive rodando cenas que em 1977 não foram realizadas por falta de tempo ou de dinheiro. Assim, o estúdio deu chance para que o diretor retrabalhasse seu filme (foi o pioneiro de algo comum hoje em dia), rodando duas cenas principais: uma é a já citada seqüência final que mostra a nave-mãe por dentro, incluída por imposição da Columbia para que ele pudesse terminar a nova montagem; a outra é a cena em que a equipe de Lacombe encontra, em pleno deserto, um navio que havia desaparecido há décadas. Além disso, ele cortou algumas cenas da versão original, adicionou outras e lançou nos cinemas esta versão dois minutos mais curta, a mesma que a Columbia passou a lançar em VHS a partir de então e sempre enfatizando na publicidade a cena do interior da nave-mãe;

• Versão do Diretor (1998, 137 min.) - Já consagrado como um dos maiores diretores de Hollywood, Spielberg finalmente pôde realizar a que considera sua legítima "Versão Definitiva", lançada inicialmente em laserdisc e depois em DVD. Nesta, foram colocadas quase todas as cenas das duas primeiras versões, inclusive a cena do navio, e eliminado o final dentro da nave-mãe que desgostou boa parte dos fãs do filme e a ele próprio.

Em DVD, apenas a "Versão do Diretor" havia sido lançada. Mas com este lançamento da Edição de Colecionador comemorativa dos 30 anos do filme, os fãs podem ter as três versões para ver e comparar. São dois BDs (que, ao contrário dos primeiros lançamentos da distribuidora no Brasil, trazem arte personalizada do filme): um de dupla camada (BD-50) com todas as versões do filme e outro de camada simples (BD-25) com os vários extras, ambos na característica embalagem azul que, a exemplo da conhecida Amaray dupla, tem um suporte central para acomodar o segundo disco. Os menus em português são animados com cenas do filme, e como em todos os lançamentos no formato, podem ser acessados mesmo durante a reprodução. Contatos Imediatos do Terceiro Grau foi o primeiro filme de Spielberg lançado em alta definição, portanto esta edição comemorativa era bastante aguardada. As três versões do filme, que trazem legendas em português, inglês, espanhol, francês, coreano, chinês, tailandês e árabe, estão na proporção de tela original 2.35: 1, em widescreen anamórfico. Obviamente que não se pode esperar que um filme com mais de 30 anos possa ter uma qualidade de imagem e som impecável. Em algumas cenas noturnas e aquelas com efeitos especiais de sobreposição de diversas camadas de imagens, percebe-se alguma perda de nitidez e granulação inerentes ao processo utilizado. Nada que comprometa, contudo, pois houve um grande esmero na transferência digital, para a qual foi usado o codec de vídeo 1080p/AVC MPEG-4. Embora as cores não sejam propriamente destacadas, pode-se notar que são fortes e sólidas, especialmente em cenas nas quais são mostrados com detalhes os OVNIs. De resto, não há danos notáveis na película, e os artefatos de compressão inexistem.

Há duas opções de áudio de alta resolução, Dolby TrueHD (inglês e francês) e DTS-HD em 48kHz/24-bit, além de uma faixa de áudio standard Dolby Digital 5.1 (espanhol). Receivers que não decodificam os formatos de alta resolução irão reproduzi-los em seus correspondentes formatos multicanal comprimidos (DD e DTS). O filme utiliza o som de várias formas: nas partes dominadas pelos diálogos, o clássico score de John Williams é um personagem à parte. Nas partes que se relacionam aos extra-terrestres, ele continua brilhando, porém tem que dividir as atenções com um sound design criativo e simplesmente brilhante. Na cena onde Roy primeiro encontra um OVNI, em sua caminhonete, temos um dos graves mais intensos que podem ser ouvidos num home theater. Sinceramente, temi pela integridade do meu subwoofer - se o volume estivesse um pouco mais alto, poderia ter se danificado. Isso se repetiu também nas seqüências de abdução de Barry e na chegada da nave-mãe, verdadeiros testes para seu conjunto de caixas acústicas (e para o rebaixamento em gesso da minha sala). Já os canais surrounds são bem ativos, principalmente nas aparições dos OVNIS. No entanto, não há como deixar de notar que, em comparação com as mixagens modernas, a do filme está ultrapassada, apresentando uma perceptível compressão nos diálogos e mesmo na musica, que apesar de ter uma ótima fidelidade não soa tão bem como uma trilha sonora contemporânea.