Crítica sobre o filme "America: Live in Central Park 1979":

Robson Candêo
America: Live in Central Park 1979 Por Robson Candêo
| Data: 16/04/2008
Formado no final dos anos 60 em Londres, o América lançou o primeiro álbum em 1972 e de cara ganhou o Grammy de artista revelação. Fizeram bastante sucesso nos anos seguintes, tendo em 1975 quatro músicas no Top 10 dos Estados Unidos. O estilo deles é uma mescla de pop-rock muito boa e cheia de ritmo.

Em 1979 o grupo se apresentou no Central Park em Nova York, no último show de uma turnê mundial. O cineasta australiano Peter Clifton que tem um nome respeitadíssimo no meio musical registrou toda a apresentação que está nesse DVD onde a imagem foi transferida de 16mm para o formato digital e o som remixado para 5.1 canais. Por ser um filme, traz além do show, belíssimas imagens de Nova York, do Central Park e do público. A dupla se apresentou com uma ótima banda e cantam muito bem, fazendo um grande espetáculo.

O filme começa mostrando imagens e curtos depoimentos de Dewey e Gerry vendo o central park da janela de um apartamento, e em seguida mostra os dois indo para o local do show, e o público ocupando os lugares tendo ao fundo o som da primeira canção que foi um dos hits do grupo, "Tin Man". Em seguida tem "Only Game in Town" que tem uma levada country muito boa. A romântica "I Need You", um dos grande sucessos do America é a próxima, seguida por "Foolin" e o inesquecível sucesso "Ventura Highway". Também é sucesso a canção que vem na sequência, "California Dreamin´" do The Mamas & The Papas. Depois de "Another Try" que é uma canção bem legal, eles cantam o grande sucesso "A Horse With no Name". As cinco músicas que vêm a seguir não são tão conhecidas, mas isso não tira o brilho delas pois são canções bem legais, destacando "Here" onde os membros da banda fazem ótimos solos individuais e "Sandman" que também é ótima e cheia de solos e leva o público ao delírio.