Crítica sobre o filme "Lost - 4ª Temp. - LOCAÇÃO":

Fernanda Furquim
Lost - 4ª Temp. - LOCAÇÃO Por Fernanda Furquim
| Data: 29/05/2008
Com a greve dos roteiristas que iniciou no final do ano passado e terminou apenas no início deste ano, várias produções de séries americanas tiveram seu fechamento de temporada prejudicado. Uma delas foi Lost, que está em sua 4ª Temporada. Com apenas os primeiros episódios prontos quando a greve teve início, as filmagens somente retomaram pouco depois dos episódios que estavam prontos começarem a ser exibidos. Com isso, o lançamento do quarto ano de Lost em DVD teve que ser adiado para setembro de 2008 no Brasil.

Para satisfazer os fãs e as locadoras, a Buena Vista decidiu então oferecer discos com 2 episódios em cada disco, tendo três no último, para que o público pudesse acompanhar o desenvolvimento da série enquanto aguardam o lançamento do Box do quarto ano da série que sairá para venda.

Assim, temos no primeiro disco, os episódios 1 e 2, The Beginning of the End e Confirmed Dead, no segundo disco, temos os episódios 3 e 4, The Economist e Eggtown; no terceiro disco, os episódios 5 e 6, The Constant e The Other Woman; no disco quatro, temos os episódios os episódios 7 e 8, Ji Yeon e Meet Kevin Johnson; no disco cinco, temos os episódios 9 e 10, The Shape of Things to Come e Something Nice Back Home; e no disco cinco temos os episódios, Cabin Fever e There´s No Place Like Home, que tem três partes.

Lost parece ter sido concebida de trás para frente, tendo em vista a carga de informações e rede de ligações que cada personagem parece ter em relação uns aos outros e à própria situação na qual vivem. Nesta temporada, os sobreviventes do acidente da Oceanic encaminham-se para uma solução de sua situação na Ilha. Assim ao menos lhes parece já que o resgate está a caminho. Neste meio tempo, os sobreviventes se dividem em dois: liderados por Jack, um grupo acredita que as pessoas que estão vindo irão salvá-las; lideradas por Locke, outros acreditam que eles estão vindo para matá-los.

A novidade desta temporada é que os flashbacks são substituídos quase que totalmente pelos flashfowards. Assim, enquanto acompanhamos a espera do grupo para ser resgatados, vemos cenas acontecendo no futuro, após o resgate, quando o público testemunha o que irá acontecer com algumas das pessoas que conseguiram sair da Ilha. O ponto de interrogação agora aumenta. Além do mistério sobre a própria Ilha, sobre os Outros e os inimigos dos Outros, une-se à extensa lista de perguntas mais algumas dúvidas: como foram salvos? Quem os resgatou? Quem saiu da Ilha e quem ficou? O que aconteceu para que cada um assumisse atitudes e comportamentos que vemos nos flashfowards.

Com uma produção garantida até 2010, muitas dúvidas ainda irão surgir. Agora que a série entra em sua segunda fase com um maior número de mistérios e respostas para várias perguntas continua desafiando o raciocínio e a imaginação dos fãs que tentam, a cada episódio, desvendar os mistérios da série. Lost já é, sem dúvida, a produção que marcou a primeira década do século XXI. (Fernanda Furquim – confira seu blog RevistaTV Séries)