Crítica sobre o filme "Antes de Partir":

Edinho Pasquale
Antes de Partir Por Edinho Pasquale
| Data: 10/07/2008
Muitos dizem que a única certeza realmente inquestionável na vida de qualquer um é de que todo aquele que nasce um dia vai morrer. Não por acaso se pensa alguma vez na vida - ou muitas vezes - qual é o sentido dela, afinal, não temos todo o tempo do mundo para errar e acertar. E o que você faria “se só te restasse esse dia†(como dizia aquela música)? O filme Antes de Partir trata disto, do que duas pessoas decidem fazer com o tempo que lhes resta. Inicialmente, não sei dizer bem o porquê, eu não estava muito interessada no filme, ainda que nele esteja dois “monstros sagrados†do cinema de Hollywood: Jack Nicholson e Morgan Freeman. Talvez minha resistência em assistir ao filme tenha tido a ver com o seu cartaz, que achei bem brega. Mesmo sem saber bem a razão, mas demorei para assistí-lo. Mas quando o assisti, devo dizer que adorei! Realmente um grande filme, com um roteiro recheado de boas sacadas e, claro, dois atores que dão um show de interpretação. Ainda que eu ache que seus devidos personagens tenham ficado um pouco estereotipados demais, mas tudo bem… também não dá para pedir perfeição para um roteirista que é bom mas que, cá entre nós, não conseguiu escrever nenhum roteiro até agora que tenha conseguido mais que uma nota 5 no site IMDb.

A idéia de colocar duas realidades opostas juntas graças a uma “contingência da vida†como é a possibilidade de ficar gravemente doente já foi explorada anteriormente. Assim como a “moral da história†de que “o dinheiro não compra felicidadeâ€. Mas o diferente mesmo deste Antes de Partir é ver a Morgan Freeman e Jack Nicholson juntos… é a primeira vez que os dois atores (e amigos) contracenam como protagonistas em uma história. E o resultado é delicioso.

Mas antes de falar deles, vamos falar da história em si. Ainda que o filme tenha toda uma carga de “moral†e seja um pouco filosófico - afinal, pergunta sobre o sentido da vida e sobre o que realmente é importante - ele é, acima de tudo, divertido. Nos faz rir, nos faz relaxar e, o que um filme não fazia comigo há algum tempo, até pode nos fazer chorar. E isso tudo assim, naturalmente. O roteiro realmente é muito gostoso, bem escrito, ainda que, como falei antes, simplifique um pouco os dois personagens centrais. Digo isso porque acho que ninguém é totalmente “boçal†como Edward, tão marcado por uma filosofia de “gosto de tudo que o dinheiro pode comprar†- ok, talvez tenha alguém por aí que viva em outro mundo como ele -, assim como não acho que ninguém seja tão “santo†ou correto como Carter, movido apenas por “inquietações†de conhecimento e de filosofia… E mesmo que existam muitas pessoas por aí totalmente boas ou totalmente “mesquinhasâ€, acho que todos nós mudamos um pouco quando sabemos que vamos morrer logo, não é mesmo? E claro que os dois personagens vão mudando aos poucos mas, no fundo, eles continuam ao mesmo, pelo menos até o quase final. Acho que um pouco mais de variedade nas “nuances†que pintam cada uma das personalidades teria sido interessante. Mas é um detalhe, claro.

O fato é que o filme começa bem, apresentando cada personagem separadamente para, depois, nos divertir unindo-os em um quarto de hospital. O que acontece quando um cara que nunca chama as pessoas pelo nome certo porque pouco se importa com elas encontra outro que lembra de cada detalhe da história humana que conseguiu aprender, citando nomes, datas e fatos históricos? A chegada de Edward Cole (Nicholson) no quarto em que já está Carter Chambers (Freeman) é algo delicioso. Estamos mais ou menos no minuto 7 do filme quando ganhamos este “cartão de visitas†da interpretação dos dois atores. E isso continua assim, delicioso, até o final.

Cínico, teimoso, irônico, Edward dá um show particular em sua chegada. Mas, aos poucos, ele vai tendo a sua “espinha†quebrada pela doença. Impressionante assistir a um ator como Nicholson, aos seus 70 anos de idade, encarnando com tanto ânimo a experiência de raspar o cabelo e viver experimentando o “mais baixo†que um ser humano pode se sentir ao ter que ir ao banheiro a cada minuto e (desculpem os leitores sensíveis) “vomitar as tripasâ€. Sentir dor, sentir que lhe resta pouco tempo e, principalmente, sentir-se incapaz de fazer qualquer coisa a respeito para conseguir mais tempo de vida é algo que realmente quebra qualquer sensação de “onipotência†ou de “superioridade†que alguém possa alimentar.

Quando Edward tem a cabeça raspada e fala com o seu assistente, Thomas (o ótimo Sean Hayes) sobre Carter como se ele não estivesse ali, sai a primeira grande “sacada†do filme: uma frase que ele diz “citando†ao coronel Kurtz vivido por Marlon Brando no clássico Apocalipse Now, de 1979, é algo perfeito! Melhor sacada e melhor referência impossível. Nesta hora também é muito interessante a escolha de fazer ele “provar um pouco do seu próprio venenoâ€, obrigando-o a dividir o quarto de um hospital - seu, inclusive - com um estranho para não ficar mal com o pessoal das “relações públicasâ€, já que em toda ação judicial em que ele teve que defender seu jeito de administrar hospitais ele batia na tecla que era “justo†com todos, não importando quem a pessoa era, ela tinha que dividir um quarto com outro doente. hahahahahahahahaha. Na hora que ele teve que ser hospitalizado, claro, queria que fosse diferente, mas teve “que engolir†sua própria arrogância para “ficar bem†nos negócios.

A experiência destes dois homens estarem com câncer e passarem praticamente pelo mesmo, acaba unindo-os. Ainda mais quando descobrem que tem uma perspectiva de viverem algo como seis meses a um ano. Neste ponto, quando o filme está chegando aos seus 30 minutos, é que surge a lista que dá nome ao filme originalmente. The Bucket List (título original do filme) seria algo como “a lista da botaâ€, feita pelas pessoas com desejos que querem realizar antes de “bater as botasâ€, em uma tradução muito, mas muito literal. Carter começou a fazer uma lista destas em uma noite, relembrando um exercício que um ex-professor de seu curso de filosofia havia proposto quando ele era jovem. Mas ele acaba deixando a lista de lado, jogando-a fora no quarto do hospital. Só que na manhã seguinte Edward a encontra e começa a acrescentar pontos nela. A partir daí surge a idéia dos dois saírem daquele hospital para realizarem os desejos daquela lista juntos. Carter tem que vencer a resistência da família, enquanto para Edward tudo é muito fácil. Riquíssimo, ele não vê problemas em gastar uma pequena parte da sua fortuna para viver intensamente seus “últimos diasâ€. E, para um homem “sozinhoâ€, nada melhor que compartilhar estes momentos com outro que está passando pelo mesmo e que, de quebra, torna tudo mais interessante - já que sabe a história por detrás de cada lugar espetacular no mundo.

Aliás, este é um ponto forte do filme. Viajamos, junto com Carter e Edward, por alguns dos lugares mais bacanas do planeta. Vemos as pirâmides do Egito, o Taj Mahal, as Muralhas da China, o Serengeti, as montanhas do Himalaia, a Ãfrica, a França… Mas o primeiro desejo que eles realizam é o de pular de paraquedas… que sequência ótima! Bem, na verdade todas as sequências a partir daí são maravilhosas, com um show de interpretação de Freeman e de Nicholson. O primeiro parecendo um “dândi†todo o tempo, e o outro sarcástico a cada cena. Uma maravilha! E o melhor é que, em toda a sua aventura, os dois não desviam dos temas principais ou da realidade. Pelo contrário… falam com humor sobre suas mortes, sobre a preferência em serem cremados ou enterrados e, sobre uma pirâmide no Egito, Carter relembra as duas perguntas que os egípcios acreditavam que os deuses lhes fariam quando morressem e tentassem entrar no céu… “Você já encontrou felicidade na sua vida?†e “Sua vida levou felicidade à outras pessoas?â€. Parecem perguntas simples, é claro, mas não são… Bem, sem estragar mais surpresas, mas o fato é que o filme mostra como o dinheiro pode sim permitir que duas pessoas possam vivenciar experiências incríveis mas, ainda assim e, principalmente, mostra que isso não é o suficiente. Tanto que, lá pelas tantas, os dois se separam. Cada um volta a viver a sua vida normal, mas com outra ótica… Carter regressa à casa e aproveita os momentos com sua família como nunca antes, enquanto Edward retoma suas reuniões de negócios com outra forma de enxergar a tudo. São as mesmas pessoas, mas diferentes. Ainda que as surpresas realmente ainda não terminaram para Carter, em um final realmente emocionante e bonito.

Agora um detalhe: o filme tem, pelo menos, dois grandes erros. E os dois, para mim, causados por uma falta de atenção do diretor Rob Reiner. (SPOILER - realmente não leia o resto deste parágrafo se não quiser ter alguma surpresa estragada). O primeiro erro de continuidade ocorre na corrida de carros entre Carter e Edward. Quando o primeiro “corta†o segundo na pista, cruzando pela sua frente, percebemos um grave erro… afinal, quando os dois estão conversando antes deste “corteâ€, quando Carter está desafiando Edward, ele está na pista de baixo, ou seja, na parte “menor†da pista, enquanto que Edward está acima, mais perto do muro e das grades, onde a pista é “mais largaâ€. Pouco depois, sem nenhum dos dois mudarem de pista, Carter aparece na pista de cima e corta a frente de Edward, que estaria na pista de baio. Erro de sequência. Provavelmente eles filmaram a cena mais de uma vez e, na hora de editá-la, cortaram alguma manobra que podia ter ocorrido antes e que explicaria a troca de posição dos dois, deixando Carter na pista de cima e, assim, permitindo que ele cortasse a Edward.

Outro erro feio no filme, mas este não sei se só da direção ou também do roteiro, tem a ver com a “bucket listâ€. Quando Carter tenta levar Edward para fazer as pazes com a sua filha, o segundo se irrita e acaba fazendo picadinho da famosa lista… mas depois, quando Carter está hospitalizado mais uma vez, ele tira da bolsa a tal lista intacta… sem nem um “durex†ou alguma fita juntando os pedacinhos (o que poderia dar um pouco de lógica para a cena e não deixá-la como um erro no filme). Mas não, um close na lista mostra ela lá, bonitinha, como nova. E antes que alguém pergunte se ele não pode ter feito outra lista, reproduzindo a antiga, digo que não. Porque o mesmo close mostra as duas caligrafias diferentes de Carter e Edward… ou seja, a lista que foi estraçalhada antes agora aparece inteirinha, como mágica. Um erro bobo, como o anterior, mas um erro grande. Nada que desmereça o filme, claro, mas que acaba tirando alguns pontinhos dele na minha avaliação.

O fato é que Antes de Partir é um grande filme, divertido, com grandes sacadas e interpretações maravilhosas. Tem um bom roteiro assinado por Justin Zackham e uma direção equilibrada de Rob Reiner - ainda que se percebem muitas e muitas cenas de cromaqui em várias parte do filme - especialmente no Taj Mahal e em outros locais que os dois visitam. Cromaqui, só para relembrar, é aquele fundo (geralmente azul) que eles colocam no estúdio para filmar a interação dos atores e, depois, inserir atrás a paisagem ou o “contexto†da cena, levando a parte dramática para um lugar em que ela realmente não aconteceu. Achei que o cromaqui rolou solto nesse filme e que, algumas vezes, infelizmente, ele fica muito claro. Uma pena. Também tira alguns pontos da produção. Mas em todo o demais ela é perfeita.

O filme, em resumo, nos conta algo que outros já disseram antes - mas de outra forma: que não adianta ter muito dinheiro e não saber o que “realmente†é importante na vida, que é o amor, fazer bem a outras pessoas e etc. Mas que também não adianta só seguir um bom caminho e fazer o bem sem olhar a quem… é preciso se divertir, aproveitar. Nesta parte sim que o dinheiro interessa, porque ele possibilita provar alguns dos sabores, sensações e conhecer lugares realmente incríveis, paraísos que todas as pessoas do mundo deveriam ter o direito de conhecer. Mas isso, claro, não é tudo. A verdade é que todas as pessoas deveriam ter um encontro como estes dois tiveram, unindo o melhor do coração, do sentimento, da simplicidade com o melhor que o dinheiro, o humor e o gosto por coisas boas podem nos propiciar. Deveria ser um direito universal para todas as pessoas isso. Infelizmente não é. (Alessandra Ogeda – confira mais detalhes no blog Crítica (non)sense da 7Arte)