Crítica sobre o filme "Tesouros Culturais (Coleção Volta ao Mundo em 35 Anos)":

Robson Candêo
Tesouros Culturais (Coleção Volta ao Mundo em 35 Anos) Por Robson Candêo
| Data: 22/08/2008
Um dos programas mais conhecidos da televisão brasileira, o Globo Repórter comemora 35 com o lançamento da coleção Volta ao Mundo em 35 anos com DVDs que reúnem algumas das reportagens que foram ao ar nesse período.

Este DVD trata de 5 países com uma cultura enorme e que merece ser vista, mesmo que resumidamente. O primeiro é Portugal que é mostrado em vários lugares, começando nas Ilhas Berlengas, um santuário selvagem e que está sendo preservado. Depois mostra o Parque Nacional Penêda-Gerês; a aldeia de Miranda do Douro que fala Mirandês, um dialeto local; um pouco da tradição portuguesa e também imagens de muitos outros lugares lindos do nosso País irmão.

Na China, são mostradas não só paisagens maravilhosas como costumes que só são vistos lá, como o pescador que leva suas aves para pescar com ele e pega da boca delas os peixes que elas pescarem. Mostra a cidade onde todos estudam acrobacias, sendo que lá, tentar a vida como artista é a coisa mais comum que existe; as velhinhas que eram obrigadas a enfaixarem os pés desde pequenas para que eles ficassem pequenos; povos que moram em cavernas que são transformadas em casas; e o grande problema do aborto seletivo de meninas e o grande número de homens solteiros por causa disso.

A Rússia é mostrada em uma reportagem mais antiga, logo depois do fim do comunismo. Primeiro tem as imagens do Balé Kirov na cidade de São Petersburgo, e é em São Petersburgo que são mostrados os palácios e os milhares de edifícios tombados. Em Moscou o repórter mostra a diferença entre a velha e a nova Rússia e toda a consequência que o País vem sofrendo com essa mudança do comunismo para o capitalismo, inclusive com os velhos aposentados vendendo suas coisas pessoais para poder comprar comida. Também mostra Moscou dominada pelos grupos mafiosos e a saudade dos alunos brasileiros que estudavam lá na época.

O Egito logicamente tinha que ser iniciado pelas pirâmides, e são contados vários detalhes da história dos monumentos, bem como imagens dos mesmos. Depois a cena passa para o Egito atual mostrando tradições herdadas, e os costumes dos muçulmanos,

Na terra do Sol Nascente, o Japão, é impressionante o nível de automação que já existe e está disponível por lá. O filme também mostra um pouco da cultura milenar deste País, incluindo os Samurais, e a idéia de levar para o subsolo parte de Tóquio que não tem mais para onde crescer. Também mostra o cultivo de alimentos no subterrâneo.