Crítica sobre o Blu-ray "Sony Pictures - 107 Min." do filme "Exterminador do Futuro, O":

Jorge Saldanha
Exterminador do Futuro, O Por Jorge Saldanha
| Data: 27/09/2008

No Brasil O Exterminador do Futuro inicialmente ganhou uma edição em DVD canhestra da Flashstar, porém felizmente retornou em 2001 numa edição especial dupla cheia de extras pela Fox, similar à lançada no exterior, com uma nova cópia remasterizada em widescreen anamórfico e áudio Dolby 5.1. Em junho de 2006, nos EUA, o filme foi um dos primeiros lançamentos da Sony/MGM no formato Blu-ray, e é esta edição que resenhamos aqui. Aparentemente o BD de The Terminator tomou por base a edição especial em DVD, cuja transferência já era muito boa, considerando a capacidade do formato e as próprias limitações da fonte original, que apresentava granulação e inconsistências na composição das cenas de efeitos visuais. Não sei se foi feita uma nova transferência em alta definição específica para o BD, ou se foi aplicado algum filtro para suavizar a imagem em determinadas seqüências, mas sem dúvida houve melhoras na qualidade - em que pese o uso do codec MPEG2, uma praxe nos primeiros lançamentos no formato. O vídeo está no seu formato original anamórfico na proporção 1.85:1, e em resolução 1080p é perceptível um ganho nos detalhes e na profundidade, concomitantemente à redução substancial da granulação. Por outro lado, as deficiências das técnicas utilizadas antes da era da computação gráfica (principalmente na composição de imagens nas cenas de efeitos) ficaram mais perceptíveis.

Especificamente quanto à qualidade do som, deve-se mencionar que o filme foi originalmente lançado nos cinemas com som mono, e a nova mixagem multicanal do DVD da Fox (que incluiu a regravação de efeitos sonoros) deu maior presença aos efeitos sonoros e ao score sintetizado de Brad Fiedel. Já o Blu-ray oferece duas faixas em Dolby 5.1 – inglês (provavelmente a mesma do DVD) e francês, além de uma faixa não comprimida PCM 5.1. Esta faixa lossless, que está sendo gradativamente substituída em lançamentos recentes por formatos como Dolby TrueHD e DTS-HD, ainda possui muitos adeptos e méritos para isto ela possui, valorizando muito o trabalho de restauração feito no áudio do filme. Ainda que com uma qualidade sonora inferior à de exemplares contemporâneos, a nova mixagem traz claros ganhos de fidelidade, eliminação de distorções, acentuação dos efeitos direcionais e reforço nos graves. As cenas de ação são em muito beneficiadas por essa faixa de áudio mais dinâmica - apesar de que os puristas possam reclamar da ausência de uma opção com o áudio original mono.

Os interessantes menus são animados, e como é praxe no formato Blu-ray, podem ser acessados como menus flutuantes durante a reprodução do filme, que possui legendas em português (do Brasil), inglês, espanhol, francês, chinês, coreano e tailandês.