Por Felipe Samedi
| Data: 08/10/2008
A Fronteira, filme escrito e dirigido por Xavier Gens (Hitman), é um grande "mais do mesmo", uma mistura de diversas cenas e clichês de filmes de terror. Tem de tudo no filme, banquete canibal (Massacre da Serra Elétrica), tendões sendo cortados (O Albergue), mocinha que após fugir, acaba pegando carona justo com alguém que também é vilão (Pânico na Floresta), isto pra não citar outros diversos filmes antigos.
Apesar da total falta de originalidade do roteiro, e do cartaz apelativo do filme, que diz "este filme contém cenas de violência, tortura, assassinato, exposição de cadáver, estupro..." (tudo isto pra um filme com censura 16 anos), acaba sendo divertido. Justamente por ter uma receita que os fãs do gênero não se cansam de provar.
Os atores não fazem feio, as seqüências de ação são bem feitas, assim como as cenas repulsivas. Destaque para a cena em que a protagonista foge do cativeiro, passando por um chiqueiro, mergulhando em água suja de fezes de porco e barro, algo repulsivo, mas que qualquer um naquela situação faria.
As cenas de violência são bem montadas, tanto que a seqüência em que o vilão corta o tendão de Aquiles de um dos rapazes, com um grande alicate, ficou mais explÃcita e me provocou mais aflição que em O Albergue.
A historia é bem simples, o paÃs dos protagonistas esta sofrendo uma espécie de guerra civil, eles roubam dinheiro e fogem. Dois deles vão à frente, e acabam passando a noite em um hotel perto da fronteira com outro paÃs, que pertence a membros de uma famÃlia de neonazistas canibais. Logo depois o casal principal chega, indo atrás de seus companheiros (e do dinheiro), eles também caem nas mãos da famÃlia de canibais. A famÃlia é liderada por um velho nazista, que quer tornar a protagonista, que esta grávida, em uma fêmea reprodutora, aumentando assim sua famÃlia de "sangues-puros".
Da metade pro final a ação começa a ponto de o telespectador ficar sem fôlego, mesmo tendo idéia do que vai acontecer em seguida (devido aos clichês do filme).
No mais, A Fronteira é um filme que diverte os fãs do gênero, que já estão cientes de que não vão ver nada de novo, além de impressionar as pessoas que não estão acostumadas com este tipo de filme, justamente por elas não terem assistidos aos filmes antigos de terror.