Crítica sobre o filme "Espada Era a Lei, A: Ed. de 45º Aniv.":

Léo Francisco
Espada Era a Lei, A: Ed. de 45º Aniv. Por Léo Francisco
| Data: 11/12/2008
O decimo oitavo clássico dos estúdios Disney, A Espada Era a Lei (1963) foi o últimno animado que Walt Disney estreou antes de seu falecimento, em 1966. O longa-metragem é baseado na lenda do "Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda" e foi o veterano historiador, Bill Peet, que mostrou o romance a Walt em 1938. Walt era apaixonado pela lenda Arturiana, e ficou encantado com "Camelot", o musical da Broadway em 1960 (estrelado pela jovem protagonista Julie Andrews, que se tornou depois a Mary Poppins).

Arthur trabalhava como escudeiro e empregado em um castelo e sonha em se tornar um cavaleiro, um dia. Por conhecer o futuro, o Mago Merlin sabe que Arthur será o futuro rei da Inglaterra e decide atribuir para si a missão de dar uma formação escolar ao jovem e para isso se muda para uma torre do castelo. No dia de ano novo Arthur consegue tirar uma espada mágica encravada em uma pedra e se torna rei da Inglaterra.

Com excelentes canções dos irmãos Sherman, os mesmo que trabalharam em "Mary Poppins", o longa se destaca por suas divertidas canções e pela excelente cena de luta de magos entre o Mago Merlin e a diabolica feiticeira, Madame Mim. Vale destacar que nesse animado, o roteirista Bill Peet se baseou em Walt Disney para criar o Mago Merlin, tanto que o nariz do personagem era baseado em Walt.

A Espada Era a Lei é um encantador animado dos estúdios Disney que traz personagens carismáticos e divertidas cenas com o melhor da magia Disney.