Crítica sobre o Blu-ray "Sony Pictures - 118 Min." do filme "Superbad - É Hoje":

Jorge Saldanha
Superbad - É Hoje Por Jorge Saldanha
| Data: 13/12/2008

SUPERBAD – É HOJE foi lançado em DVD e Blu-ray em uma versão estendida e sem cortes, que adiciona vários minutos adicionais de palavrões à já desbocada versão do cinema. A edição em BD nacional traz dois discos com conteúdo quase idêntico ao do BD americano, acondicionados num estojo similar a um amaray duplo (com uma aba central para encaixar o segundo disco). E antes que você insira o BD no reprodutor, um alerta: retire as crianças menores da sala porque os ótimos menus animados em português, quando surgem, trazem a coleção de caricaturas de pênis desenhadas por Seth, que colocam o “Bráulio†nas mais hilárias situações. Para quem não se ofender pelos desenhos, a navegação pelos menus será uma experiência muito divertida.

Tendo sido originalmente gravado em vídeo de alta definição na proporção 1.85:1, SUPERBAD recebeu uma transferência widescreen anamórfica brilhante, nítida e colorida, que utiliza o codec 1080p/AVC MPEG-4. Ressalte-se que, para dar ao filme um clima retrô, setentista, foram aplicados nos créditos de abertura riscos e sujeiras artificiais – porém quando a história inicia, a imagem torna-se impecável, com cores vivas e ótimo contraste, sem artefatos ou filtros perceptíveis. Acredito que um resultado mais satisfatório teria sido obtido com a utilização, nas filmagens, de película no lugar de vídeo HD, mas de modo geral a imagem impressiona positivamente.

Além da imagem, o som deste Blu-ray também atende às expectativas. Temos três faixas de áudio lossless, uma PCM 5.1 em inglês e duas Dolby TrueHD 5.1 em inglês e francês, que possuem excelente fidelidade e destacam a trilha sonora funky de Lyle Workman, à qual foram acrescentadas canções dos anos 1970. Os diálogos sempre soam claros, o que é essencial numa comédia que depende tanto do texto como esta. Portanto, como seria de se esperar, a mixagem não utiliza muitos efeitos surround, e os graves – fora as batidas e ritmos musicais da trilha - não são agressivos. De qualquer modo, para um filme que não é de ação, SUPERBAD soa muito bem. Adicionalmente, temos dublagens Dolby Digital 5.1 em português e espanhol, e legendas em português, inglês, francês, espanhol, coreano e chinês.