Crítica sobre o DVD "Paramount - 549 Min." do filme "Poderoso Chefão, O - A Trilogia (BLU-RAY)":

Jorge Saldanha
Poderoso Chefão, O - A Trilogia (BLU-RAY) Por Jorge Saldanha
| Data: 30/01/2009

A trilogia O PODEROSO CHEFÃO foi lançada em DVD em 2001, em cópias remasterizadas. Aparentemente, Coppola não ficou plenamente satisfeito com o resultado e, para o relançamento em Blu-ray no final de 2008, ele providenciou esta "Coppola Restoration" - também disponibilizada em DVD. No Brasil a trilogia chega agora no início de 2009, num belo box que contém quatro BDs de camada dupla (50 GB) - um para cada filme, e um contendo uma impressionante quantidade de extras. Os filmes receberam uma nova restauração e foram remasterizados para alta definição, em um processo supervisionado pelo próprio Coppola, o diretor de fotografia Gordon Willis, e o especialista em restauração Robert A. Harris. O resultado final impressiona, em que pese o fato deles não terem a imagem cristalina de uma produção de hoje. Aliás, a abordagem de Coppola para esta restauração foi exatamente essa - ele não quis "atualizar" seus filmes, mas sim fazer com que o espectador, em sua casa, pudesse assisti-los da forma mais próxima à qual foram realizados - ainda que haja uma ou outra alteração estilística implementada pelo diretor.

Cada filme é apresentado em uma transferência widescreen anamórfica 1080p/AVC MPEG-4, no aspect ratio 1.85:1. As novas cópias feitas dos negativos originais passaram por uma restauração quadro a quadro, em um processo que levou mais de um ano para ser concluído. Apesar de raros defeitos remanescerem - e para a grande maioria eles passarão despercebidos - as transferências resultantes são claras, limpas e nítidas. A granulação é mais do que aparente, porém nunca é demais lembrar, ela é característica da película original, e inerente à elevada nitidez da imagem. Os pretos são fortes, proporcionando grande profundidade visual e riqueza. O contraste e a claridade são altos, e as cores possuem um tom mais "quente", alaranjado. Algumas cenas aparentemente passaram por um filtro de suavização da imagem, já que elas têm um visual soft, enevoado - mas para afirmar categoricamente teria de comparar com as cópias dos DVDs anteriores. Mas de modo geral o nível de detalhes nos dois primeiros filmes é muito bom. Já o terceiro possui um estilo visual diferente dos outros, mais saturado e sem seus tons sépia e alaranjados. Além do mais, por ser mais recente, tem a melhor transferência do trio em termos de saturação de cores, detalhes e profundidade. As cenas escuras apresentam um melhor delineamento das sombras, e a nitidez e o brilho são sempre estáveis. Também aqui não temos a imagem de um filme feito hoje, mas o resultado é mais do que satisfatório, considerando-se as décadas que se passaram desde sua realização.

Além do vídeo, também o áudio da trilogia foi remasterizado e restaurado, recebendo como upgrade uma nova faixa lossless Dolby TrueHD 5.1 (48kHz/24-bit) em inglês. Nos dois primeiros filmes, cujo som original é mono (tanto que as faixas originais mono também estão disponíveis, para os puristas), o que nela ressalta, mesmo, é o aumento da fidelidade, especialmente na trilha musical. Mas em termos de envolvimento surround, pouco se nota. Os disparos de armas irão ressoar nos canais traseiros, mas ainda assim discretos e sem muito brilho. Notei maior envolvimento na festa que inicia O PODEROSO CHEFÃO 2, onde a música e as vozes das centenas de convidados nos cercam. Os graves também não irão exigir muito do subwoofer, mas quando necessário apóiam bem a ação, como na explosão do carro de Michael, na Sicília. Os diálogos estão sempre bem balanceados na mixagem, e sempre são claros e naturais, porém com alguma distorção em seus tons mais elevados. Também aqui o terceiro filme, por ser mais recente, tem um desempenho superior. Por ter sido realizado já na era do som multicanal nos cinemas, ele traz uma presença mais consistente e pronunciada dos canais surround, além de maior alcance dinâmico e fidelidade. Como no vídeo, nenhum dos três filmes possui um áudio à altura de produções mais recentes, mas ainda assim eles nunca soaram tão bem em seu home theater como neste lançamento em Blu-ray. Fora o idioma inglês, as únicas dublagens disponíveis são francês e espanhol, ambas em Dolby Digital 5.1. Os filmes trazem a opção de legendas em português, inglês, francês e espanhol, e os caprichados menus animados dão um toque de elegância à apresentação.