Crítica sobre o Blu-ray "Fox - 109 Min." do filme "007 Contra o Satânico Dr. No":

Jorge Saldanha
007 Contra o Satânico Dr. No Por Jorge Saldanha
| Data: 22/02/2009

Era inevitável, e acabou acontecendo até mais cedo do que se supunha. Sendo a principal franquia da MGM (que adquiriu a United Artists, produtora original da série), os filmes de James Bond foram lançados muitas vezes em home video. Apenas em DVD houve três lançamentos, sendo o mais recente o das Ultimate Editions, DVDs duplos lançados em 2006 contendo novas transfers dos filmes. Os de Connery, mais antigos e, portanto, os que tiveram seus originais mais manipulados para copiagem, sempre foram os de pior apresentação. Mas para as Ultimate Editions, os negativos originais de cada um dos filmes de 007 foram escaneados e posteriormente reparados/restaurados digitalmente pela Lowry Digital Images, quadro a quadro. O resultado, que já impressionava em DVD, nos Blu-rays lançados pela Fox (que voltou a distribuir os filmes da MGM no Brasil) no final de 2008, é simplesmente fantástico.

A transferência anamórfica 1080p/AVC MPEG-4 de DR. NO é apresentada na proporção original do filme, 1.66:1, o que significa que em televisores 16x9 poderão surgir pequenas barras negras (formato Pillarbox) nos lados da tela. Através dela parece que estamos vendo a estréia de 007 no cinema pela primeira vez, com a imagem impressionando pelo brilho e nitidez. O nível de detalhes é extraordinário, o que nos permite visualizar pequenas texturas em objetos e roupas que antes nos passavam despercebidos. As cores são vivas e estáveis, com um contraste igualmente excelente, o que deixa as cenas filmadas na Jamaica deslumbrantes. A transferência preservou as características da película, como a granulação leve, e isto não deve ser visto como falha. Por outro lado eventualmente é perceptível algum edge-enhancement, e em algumas cenas aparentemente houve influência de DNR na granulação, mas estas são falhas menores. Em seus quase 50 anos de existência, DR. NO em alta definição tem uma imagem maravilhosa, mesmo para os padrões de um filme atual.

Já o som não impressiona tanto quanto o vídeo, o que é plenamente compreensível. O áudio original mono foi limpo e remixado para 5.1 canais, aqui codificados em DTS-HD Master Audio. Mesmo remixado num excelente formato lossless como esse, a gravação original impõe limitações, e o áudio carece de brilho, naturalidade e envolvimento, especialmente em diálogos e efeitos surround. De qualquer forma ainda é uma opção preferível à do áudio mono (que beneficia principalmente a trilha musical) – apesar de que muitos puristas discordarão, e foi para eles que, no BD norte-americano, a faixa original foi mantida. Aqui, além do áudio em inglês DTS HD 5.1, temos apenas dublagens em português e espanhol DTS 5.1. As legendas estão disponíveis nos mesmos idiomas das faixas de áudio, e os menus são bonitos, animados, remetendo ao estilo das Ultimate Editions. A exemplo delas, a caixa plástica do Blu-ray é envolvida por uma luva de cartolina, porém em tons azuis e com nova arte.

O primeiro pacote de Blu-rays de 007 foi lançado no Brasil pela Fox em dezembro de 2008, incluindo 007 CONTRA O SATÂNICO DR. NO (1962), MOSCOU CONTRA 007 (1963), 007 CONTRA A CHANTAGEM ATÔMICA (1965), COM 007 VIVA E DEIXE MORRER (1973), 007 – SOMENTE PARA OS SEUS OLHOS (1981) e 007 – UM NOVO DIA PARA MORRER (2002). Com a chegada em DVD e Blu-ray do mais recente filme da série, 007 – QUANTUM OF SOLACE (2008), mais títulos clássicos já estão programados para o exterior, e provavelmente a Fox irá disponibilizá-los aqui também em breve, com o mesmo excelente padrão técnico e de conteúdo dos que já foram lançados.