Crítica sobre o Blu-ray "Universal - 120 Min." do filme "Hellboy II: O Exército Dourado":

Jorge Saldanha
Hellboy II: O Exército Dourado Por Jorge Saldanha
| Data: 21/03/2009

HELLBOY II: O EXÉRCITO DOURADO faz parte do primeiro pacote nacional de Blu-rays da Universal que inclui títulos do próprio estúdio – os filmes anteriormente lançados aqui eram do acervo Studio / Canal, sem extras e com qualidade irregular. Sem dúvida este é um BD tecnicamente refinado, porém inferior em comparação às versões disponibilizadas nos EUA e Europa, que trazem mais extras e áudio em inglês DTS-HD MA 7.1 – a nossa configuração é “apenas†5.1. E pior, este BD de HELLBOY II tem preço de lançamento de R$ 99,90 - R$ 10,00 mais caro que os BDs bem mais caprichados da Sony, Fox e Paramount lançados no Brasil - alguns deles com dois discos! Não conferi nenhum dos outros BDs que fazem parte deste pacote da Universal - como os dois HULK e a trilogia A MÚMIA - mas todos custam o mesmo preço e provavelmente também passaram pela tesoura... lamentável. Parece que, entre as majors, a Universal e a Disney estão disputando a tapa para ver quem lança os BDs mutilados mais caros.

No quesito imagem, não há muito do que se queixar. O filme recebeu uma transferência anamórfica 1080p/AVC MPEG-4 de ponta, na proporção original 1.85:1, que preserva o alto nível de detalhes mesmo nas muitas cenas escuras. As texturas e detalhes de roupas, uniformes, pele e adereços são impressionantes. Assim como as cores, vivas, estáveis e que apresentam uma rica paleta – o vermelho de Hellboy e as nuances de azul de Abe são os melhores exemplos. Os níveis de preto são sólidos, perfeitos, elemento essencial para recriar o mundo sombrio apresentado durante o filme. Nas tomadas a média e longa distância notamos indícios de filtragem digital, porém de um modo geral é uma transferência em alta definição que não faz feio se comparada à que recebeu o filme original (da Sony), considerada por muitos uma referência no formato.

O áudio original em inglês, como já referi acima, é trazido em uma faixa lossless DTS-HD MA 5.1. Talvez a configuração com dois canais adicionais do BD importado proporcione uma experiência auditiva mais envolvente, porém a faixa sem perdas disponível em nossa versão é das melhores que já ouvi - equivale à de O INCRÃVEL HULK (2008), também lançado aqui pela Universal no mesmo pacote e que é simplesmente explosiva. Os diálogos sempre soam límpidos, e além de uma ambientação sonora envolvente, ela alia uma perfeita fidelidade com impressionante robustez. A primeira grande cena de ação do filme – o confronto com as “fadas de dente†– já demonstra toda a potência e intensidade da mixagem, com disparos de armas e sons de centenas de inimigos cercando o ouvinte por todos os lados. Também já percebemos aqui o nível incomum dos graves, similar ao que ouvimos no citado HULK. Outro destaque é a batalha com o gigante Elemental, onde os graves atingem o ouvinte não apenas com força, mas com um realismo que é intensificado pela atividade agressiva vinda dos canais surround. Enfim, é o tipo de som que levará ao limite não apenas as caixas de som do home theater, mas também sua convivência pacífica com os vizinhos. As dublagens em português, espanhol, tcheco, húngaro, polonês e tailandês, todas em DTS 5.1, são de menor exuberância mas ainda assim de elevada qualidade. Os menus principais animados, em português, seguem o elegante padrão da Universal, assim como os pop-up que acessamos durante o filme – estes, no entanto, simples e feios demais para o meu gosto.