Por Jorge Saldanha
| Data: 27/04/2009
Dos tÃtulos da franquia, JORNADA NAS ESTRELAS: A SÉRIE CLÃSSICA foi o que teve mais lançamentos em home video. Até 2006, nos EUA, ela foi lançada duas vezes em DVD - no inÃcio do formato em DVDs avulsos, cada um contendo dois episódios usando as mesmas masters das fitas VHS e LDs, e posteriormente nos boxes de temporadas completas remasterizadas, também lançadas aqui. Esta primeira temporada remasterizada em alta definição, após ser exibida em syndication nos EUA, fora lançada no finado formato HD-DVD e agora, no final de abril de 2009, ela está saindo em DVD aqui e nos EUA (que também terá a versão em Blu-ray, que já inclui legendas em português do Brasil) neste box com oito discos, aproveitando a chegada do novo filme aos cinemas em maio. Os DVDs recebidos da Paramount para avaliação são check-discs, ou seja, não possuem arte final e nem estão acondicionados na caixa (que, avaliando pelas fotos, marcará o retorno das embalagens digistak nos lançamentos da distribuidora - parabéns!). Mas o importante é que, em termos de especificações técnicas e conteúdo, eles são idênticos aos que serão colocados à venda e, sob qualquer aspecto, é um produto merecedor de elogios.
Colocando de lado a discussão de que a "pureza" da série possa ter sido comprometida pelas melhorias, destaca-se em primeiro lugar a qualidade da imagem obtida pela remasterização - que dessa vez também incluiu reparação e limpeza digital de danos e sujeiras nos negativos originais. A imagem dos episódios, em seu fullscreen 1.33:1 nativo, está fantástica, com cores brilhantes e um nÃvel de detalhes muito superior ao dos boxes anteriores, que já possuÃam uma ótima qualidade para um material com 40 anos. De fato, esta é a melhor remasterização de uma série clássica que já vi - e olhe que os recentes lançamentos da Fox de O TÚNEL DO TEMPO e VIAGEM AO FUNDO DO MAR (infelizmente inéditos no Brasil) já foram exemplares. Apesar de alguns episódios se destacarem visualmente, de modo geral artefatos digitais inexistem e as novas cenas de efeitos estão perfeitamente integradas ao restante do material. O que mais se nota, de tempos em tempos, é a granulação inerente à pelÃcula, mas isso apenas demonstra que a distribuidora não optou pelo caminho fácil do uso de filtros como DNR. Com excelente contraste e pretos fortes, esta sem dúvida é a melhor imagem em DVD que a SÉRIE CLÃSSICA já apresentou, que na alta definição do Blu-ray deve ser ainda mais deslumbrante. Vale a pena referir que a edição em Blu-ray, apesar de ter um disco a menos, inclui tanto a versão com novos efeitos como a versão original dos episódios.
No que se refere à remasterização do áudio original em inglês Dolby Digital 5.1 (no Blu-ray, DTS-HD Master Audio 7.1), os resultados foram igualmente relevantes. Do mesmo modo que as aberturas dos episódios foram refeitas em CGI, a música tema também foi regravada obedecendo nota por nota as orquestrações originais. Deste modo, você ouvirá o memorável tema de Alexander Courage com uma fidelidade inédita. O restante da trilha sonora não foi regravado, mesmo assim a mixagem é muito boa, com a música não soando tão metálica, como geralmente acontece nas faixas antigas retrabalhadas, e os efeitos surround, quando necessários, são bem empregados. Em que pese notarmos a tendência do som concentrar-se nos canais frontais, há uma boa e frequente separação dos canais. Também estão disponÃveis dublagens em espanhol e português (ambas em Dolby 2.0 mono). A dublagem em português disponÃvel é a feita pela VTI-Rio, com melhor qualidade que a ouvida na televisão. Lamentavelmente a dublagem original dos anos 1960, da AIC-SP, foi destruÃda num incêndio e apenas parte dela existe no acervo em VHS de fãs. De qualquer forma, devido à sua qualidade amplamente superior, recomendo que a série seja assistida com áudio em inglês 5.1 e legendas em português (também há a opção de legendas em inglês e espanhol). Os menus são animados, porém diferentes dos boxes anteriores. Felizmente não são estáticos, como os dos boxes das séries derivadas lançados no Brasil.