A trilogia MATRIX foi disponibilizada pela Warner em DVD em diferentes edições, sendo a principal o memorável box de 10 discos que, até hoje, é considerado um dos melhores e mais completos lançamentos do formato. Fora de catálogo no Brasil, ele passou a ser um item de coleção – e caso você já tenha aderido ao formato Blu-ray, seu equivalente pode ser importado dos EUA ou Europa em um box lançado por lá em outubro de 2008, que reproduz o conteúdo da caixa de DVDs mas se beneficia por trazer os filmes com imagem e vÃdeo de alta definição. São sete discos – quatro BDs e três DVDs (nestes incluÃdo o da cópia digital de MATRIX) acondicionados em cinco estojos Amaray Slim, que por sua vez são envoltos, juntamente com um encarte de 24 páginas, por uma bonita luva de papelão grosso, que na frente simula o código da Matrix. A trilogia é apresentada em transferências 1080p/VC-1 widescreen anamórficas que reproduzem seu formato original de tela 2.40:1. Estas transfers em alta definição são as mesmas que serviram de base para o box de DVDs e seu posterior equivalente no finado HD-DVD. Não posso avaliar as diferenças entre eles, já que apenas possuÃa os DVDs dos lançamentos originais, em separado. Mas quanto a eles, não resta a menor dúvida – a melhoria é significativa. Nitidez e nÃvel de detalhes destacam-se na maioria das cenas, seja nos rostos e vestimentas dos atores, seja nos cenários elaborados que agora estão muito mais claros e visÃveis. Dos três longas, MATRIX é o que mais demonstra os sinais da idade. Nele notamos esporádicos danos de pelÃcula, porém na maior parte do tempo a imagem é limpa e nÃtida. As duas continuações estão em melhor condição, sem nenhuma marca digna de nota. Pixelização, ruÃdos ou outros artefatos digitais não foram percebidos. Há elementos visuais que são inerentes à apresentação cinematográfica, como a granulação vista em alguns momentos e a tonalidade esverdeada da imagem, e que foram fielmente preservados em alta definição. Como não é raro em BDs da Warner, eventualmente percebemos halos tÃpicos de edge enhancement, mas felizmente eles não chegam a ser intrusivos. A trilogia se caracteriza por suas cores um pouco esmaecidas, no entanto em determinados momentos surgem cores mais vivas, fielmente reproduzidas. Os nÃveis de preto são fortes, e de modo geral os filmes estão com uma qualidade de imagem que nunca tiveram em home video. A antologia ANIMATRIX, incluÃda no box como bônus, também recebeu uma transferência anamórfica 2.40:1 em alta definição 1080p/VC-1 (no box HD-DVD sua resolução era apenas 480p), com grande nitidez e cores vivas e agressivas. Contudo isto pode variar, de acordo com o estilo visual adotado em cada segmento.
Todos os longas possuem legendas e áudio em vários idiomas, que felizmente incluem o português do Brasil. Pena que a dublagem em português seja apenas Dolby 2.0. Mas o destaque indiscutÃvel é a faixa original em inglês Dolby TrueHD 5.1, que em MATRIX justifica o porquê do filme original ter ganho os Oscars de Som e Efeitos Sonoros. Nas passagens calmas ela cria uma ambientação adequada, e nos momentos de ação os efeitos sonoros envolvem o espectador de forma agressiva. RELOADED, beneficiado por quatro anos de avanço no áudio e que traz mais, e mais longas, cenas de ação, faz um uso espetacular dos canais surround. O sound design de sequências como a de Neo cercado por múltiplos Agentes Smith, ou a da perseguição na freeway, é exemplar. REVOLUTIONS tem menos ação que o longa anterior, com sua primeira metade dominada por diálogos e som ambiental. Mas quando a segunda metade inicia, temos vários momentos onde os graves e demais canais são levados a extremos. Destaca-se a massiva batalha em Zion, com sons de baterias anti-aéreas e de nuvens de Sentinelas vindos de todas as caixas de som. Já o duelo final entre Neo e Smith apresenta uma vibrante mixagem da trilha musical, efeitos sonoros e graves potentes. Quanto a ANIMATRIX, seu variado painel sonoro explora bem os efeitos surround, de forma discreta ou, quando necessário, empolgante. Os graves são fortes, e os diálogos, sempre claros.
Enfim, caso você seja fã da trilogia, este primoroso box em Blu-ray, e independentemente da Warner lançá-lo aqui (até o momento não há previsão), é imperdÃvel. Além de conter os filmes e ANIMATRIX em alta definição, ele traz todo o material suplementar anteriormente disponÃvel em DVD e HD-DVD, que é simplesmente gigantesco. Já se você gosta apenas do filme original, opte pela edição comemorativa dos 10 anos de MATRIX, que basicamente é o disco do box, lançado em separado e com embalagem diferenciada em forma de livro.