Por Viviana Ferreira
| Data: 07/07/2009
Existem filmes que são doces logo de cara. Este filme inglês, dirigido por Gabor Csupo (do ótimo Ponte para Terabitia) com certeza é um deles. O filme, encantador ao extremo, é uma fantasia bem produzida, com figurinos magnÃficos, boas atuações, e excelente trilha sonora.
Quando o pai de Maria (Dakota Blue Richards - incrÃvel) morre, ela e sua babá Miss Eliotrope (Juliet Stevenson) vão para o Vale da Lua, onde tudo é mágico, e uma lenda do passado sobrevive aos moradores do local. Maria, mesmo com objeções de seu tio Benjamin (Ioan Gruffudd) se propõe a desvendar este mistério, que é mais mágico do que qualquer um possa imaginar.
Dakota Blue Richards é uma coisa de fofa. Não a havia visto em A Bússola de Ouro, mas em “o segredo do vale da lua†ela arrasa! Maria é toda especial, seja nos vestidos açucarados compostos por Beatrix Aruna Pazstor, ao quarto dos sonhos onde Maria dorme, Dakota é adorável, sendo que, em outras mãos, a personagem tornaria-se sem graça e aborrecida. O resto do elenco- Ioan, Natasha Mc Elhone (sempre lindÃssima), Tim Curry e Juliet Stevenson saem-se todos bem, emoldurando seus personagens de modo completo e bem feito. Mas é a parte técnica é que é realmente encantadora (alias, comparando com outro filme inglês - Coração de Tinta - O segredo do Vale da Lua dá um banho na produção), onde a trilha de Christian Henson brilha, ao lado da fotografia de David Egby e direção de arte de Bill Crutcher, alem do figurino inovador já citando, criando um aspecto iluminado e inocente ao longo da historia.
Filme bastante recomendado, pois além de ser uma ótima fantasia, ele não perde o ritmo e cumpre seu papel. (Viviana Ferreira)