Crítica sobre o filme "Final Fantasy VII":

Jorge Saldanha
Final Fantasy VII Por Jorge Saldanha
| Data: 11/07/2009

Final Fantasy é uma das principais franquias mundiais de games, e entre seus títulos um em particular marcou época, por seus personagens adoráveis e o enredo que é uma espécie de declaração de amor à vida na Terra: Final Fantasy VII, lançado em 1997 para o console Playstation. Apesar de ser o título mais estimado da série, a Square nunca lançara uma seqüência direta dele, apesar da possibilidade ter sido discutida por muitos anos. Finalmente, quando a decisão foi tomada, a equipe criativa responsável pelo original resolveu inovar: a continuação seria um projeto multiplataformas, que também incluiria uma animação CGI a ser lançada unicamente em DVD protagonizada pelos mesmos personagens. Durante a produção de FINAL FANTASY VII: ADVENT CHILDREN, cenas do projeto foram exibidas em vários eventos ligados ao mundo dos games, e até mesmo no Festival de Veneza de 2004. Finalmente o longa foi lançado em 2005 no Japão, e no resto do mundo em 2006.

Ao contrário da animação CGI FINAL FANTASY: THE SPIRITS WITHIN (2001), muito criticada por, à exceção do nome, não ter relação com qualquer game da série, este novo filme agradou aos fãs de todo o mundo por ser uma continuação direta de FF VII e trazer de volta Cloud e os personagens já conhecidos Tifa, Barrett, Red, Vincent, Aeris, Yuffie, Cait Sith e Sephiroth. A repercussão desta nova animação sem dúvida gerou reações mais positivas, porém há que se reconhecer que, como “filmeâ€, ela não supera o longa de 2001, até mesmo por ter ficado restrita ao mercado de home video e inclusive em razão das concessões feitas para agradar aos fãs.

Finalmente em junho de 2009 (abril no Japão), e antecedendo o lançamento do aguardado novo game da série, este longa foi relançado em Blu-ray com o título FINAL FANTASY VII: ADVENT CHILDREN COMPLETE, numa versão que agrega nada menos que 26 minutos em relação à anterior. Isto, sem dúvida, representa uma substancial melhoria para os fãs e mesmo para o espectador casual - contudo, este ainda poderá ficar meio perdido no início, sendo recomendável que antes assista alguns extras do Blu-ray para se familiarizar. Contudo, mesmo que você não entenda absolutamente nada da trama, ficará maravilhado com as imagens impressionantes, o nível de detalhe dos personagens CGI (Tifa é particularmente linda) e as cenas de ação alucinantes, onde os personagens usam os mesmos movimentos especiais do game.