Crítica sobre o filme "Casablanca":

Edinho Pasquale
Casablanca Por Edinho Pasquale
| Data: 18/08/2009

O que dizer sobre um filme que é considerado o segundo melhor filme americano de todos os tempos (nas principais listas, só perde para Cidadão Kane)? Simplesmente o que ele é: uma verdadeira obra-prima. É (quase) impossível não conhecê-lo, saber que se trata de uma excelente história de amor, talvez a mais bem contada, com alguma ação e muito realismo (lembrem-se que o filme foi realizado em plena guerra e tem este tema como pano de fundo).

Falar que Ingrid Bergman tem uma de suas melhores (senão a melhor) interpretação também já é sabido. Idem com relação a Bogart. A química entre eles é inigualável.

Que a lenda sobre o roteiro, que foi finalizado às pressas (é até difícil de acreditar, por mais que se prove nos extras do DVD o contrário), é um dos mais brilhantes também seria ser redundante.

Quer saber... é realmente um dos maiores filmes de todos os tempos, seja por seu sarcasmo (diálogos brilhantes), por sua linda história de amor, pelas circunstâncias em que foi filmado (mais um filme das dezenas que eram produzidas por cada estúdio na época), a música inesquecível... e por aí vai. Acho, pessoalmente, difícil que se faça um filme romântico melhor que este.

É simplesmente perfeito, até nas "imperfeições" que o tempo provoca.