Crítica sobre o filme "Aventureiros do Bairro Proibido":

Jorge Saldanha
Aventureiros do Bairro Proibido Por Jorge Saldanha
| Data: 22/08/2009

Tendo se consagrado por seus filmes independentes e de baixo orçamento, a passagem do diretor John Carpenter pelos grandes estúdios foi conturbada. Exceto por STARMAN – O HOMEM DAS ESTRELAS (Sony, 1984), filmes que se mostraram estar à frente do seu tempo como O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (Universal, 1982) ou OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO (Fox, 1986) não receberam boas críticas e afundaram nas bilheterias. Felizmente, ao posteriormente serem exibidos na TV e lançados em home video, esses filmes foram reavaliados e alçados à categoria de legítimos cults, e é exatamente um deles - OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO (BIG TROUBLE IN LITTLE CHINA) - que a Fox agora está disponibilizando em Blu-ray no Brasil, em lançamento praticamente simultâneo com os EUA.

O filme é uma das raras realizações de Carpenter fora dos gêneros terror e ficção científica, ainda que por vezes flerte com eles. Trata-se, na verdade, de uma bem-humorada aventura que homenageia os filmes de artes marciais e de fantasia chineses. Para tanto, buscou em Hong Kong alguns astros do gênero para interpretarem o trio de vilões conhecidos como “Os Tempestadesâ€. A razão maior de seu fracasso na época do lançamento talvez seja o fato de que os filmes de artes marciais, depois do boom ocorrido nos anos 1970, já haviam saturado as platéias (isso antes de retornarem à moda no final dos anos 1990). Mas além disso, a mistura de estilos parece ter sido indigesta não apenas para a platéia, mas para parte do próprio elenco, que não achou o tom certo entre interpretar seriamente ou de forma cômica. Essa indecisão parece ter atingido até mesmo a equipe de efeitos visuais, que realizou algumas tomadas excelentes para a época, enquanto outras são toscas (se de propósito ou não, talvez nem Carpenter saiba nos dizer).

O fato é que Carpenter realizou uma aventura fora do comum, protagonizada por um herói relutante e atrapalhado, e isto resultou num filme ágil, dinâmico, trazendo muitos combates de kung fu entre gangues chinesas e confrontos de Jack (Kurt Russell) e seus amigos contra a magia do vilão Lo Pan (James Hong). Ator preferido de Carpenter e seu amigo pessoal, Russell como sempre se sai bem como o fio condutor da trama, desta vez fazendo de seu Jack Burton um sujeito bem intencionado mas que só não se dá mal graças à sua enorme sorte. O responsável pelos grandes atos heróicos é, na verdade, seu parceiro Wang (Dennis Dun), exímio e destemido lutador que combate as hordas de Lo Pan para salvar sua amada. O elenco feminino, encabeçado por Kim Cattrall (a Miranda de SEX AND THE CITY), pouco faz além de ser o objeto do resgate dos heróis. Pesados os prós e os contras, OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO é um filme onde Carpenter buscou divertir e ser original, e foi bem sucedido em ambos os aspectos. Inovador e com ótimos personagens, não foi bem compreendido em sua época, mas felizmente continua a ser revisto pelos fãs e descoberto por novas audiências - agora na alta definição do Blu-ray.