Crítica sobre o filme "Sítio do Picapau Amarelo: O Minotauro (Duplo)":

Robson Candêo
Sítio do Picapau Amarelo: O Minotauro (Duplo) Por Robson Candêo
| Data: 07/09/2009
Monteiro Lobato é um dos escritores infantis mais conhecidos no Brasil. Os personagens do Sítio do Picapau Amarelo apresentam a fantasia tão necessária para as crianças, e além disso são divertidos e envolventes. Qual criança não quis ser um dia como Pedrinho ou Narizinho? Quem não pensou em ter uma boneca falante ou um boneco inteligente como o Visconde? Quem não sonhou em passar as férias em um sitio mágico e cheio de aventuras, sem pai e mãe para controlar, com uma avó que é um doce de pessoa e com uma cozinheira de mãe cheia igual a Tia Nastácia?

Pois em 1977, as crianças de todo o Brasil deixaram de acompanhar o programa Vila Sésamo (que eu com 6 anos particularmente adorava e não me conformava com a substituição) e passaram a ter nas suas manhãs, a série que virou um clássico na TV brasileiras - O Sítio do Picapau Amarelo. Montado em parceria com a TV Educativa, o projeto contou com o apoio de especialistas que buscaram adaptar da melhor maneira possível a narrativa da década de 30 com o Brasil de 1977, preservando o conteúdo rural sem esquecer que a maioria das crianças que viriam a assistir moravam em cidades. A Globo montou um cenário em um sítio de verdade na Barra da Guaratiba e as cenas dentro de casa eram filmadas na Cinédia em Jacarepaguá. Exibida na Rede Globo até hoje, a série passou por várias fases, mas é incontestável que os primeiros anos foram os de melhor audiência, e é com grande alegria que as crianças de outrora podem relembrar a turma original neste DVD que traz o segundo ano da série.

Quase seis horas de estória mostram O Minotauro, um dos livros de Lobato em que a turma do Sítio se aventura na Grécia antiga para salvar Tia Nastácia e Rabicó do monstro que a raptou para que ela preparasse para ele deliciosos quitutes e o porquinho para ser o prato principal. A fantasia corre solta mesclada com a história grega e personagens que estão nos livros como Teseu, Péricles, Ãcaro, Rei Minos, Sócrates e muito mais. Vale a pena acompanhar as artimanhas de Emília, a coragem de Pedrinho e todo o desenrolar dessa aventura. Logicamente que algumas imagens parecem toscas nos dias de hoje, mas considerando a época em que foi filmado até que os efeitos não eram ruins.