Crítica sobre o filme "Paul Simon & Friends":

Robson Candêo
Paul Simon & Friends Por Robson Candêo
| Data: 24/11/2009
Famoso cantor norte-americano, Paul Simon começou sua carreira ao lado de Art Garfunkel, formando a dupla Simon&Garfunkel, responsável por inesquecíveis hits como “Mrs. Robinsonâ€, “The Sound of Silence†e “The Boxerâ€, entre outros. Em 1970, a dupla se separou e Simon seguiu em carreira solo, trabalhando muito a cultura mundial, como os negros sul-africanos e músicos peruanos, entre outras.

Este DVD traz um show realizado no teatro da Biblioteca do Congresso Norte Americano em homenagem a Paul Simon que recebeu o primeiro Prêmio Gershwin de Canção Popular. O lugar é realmente muito bonito, e a iluminação do palco é excelente. Para acompanhar os artistas, uma ótima banda e quatro excelentes backing vocals.

O show começou com Lyle Lovett cantando a excelente "50 Ways to Leave Your Lover" e em seguida vem Alisson Kraus, Shawn Colvin e Jerry Douglas para cantar no ritmo country o hit "The Boxer". Stephen Marley (filho de Bob Marley) empresta o som do Reggae ao espetáculo na canção "Mother and Child Reunion". Uma gravação de uma apresentação antiga ao vivo de Paul Simon, aparece agora, onde ele canta junto com Miriam Makeba em um show no Zimbabwe no ano de 1987. Então o grupo sul africano Ladysmith Black Mambazo canta (na capela) a música "Homeless" em uma brilhante performance. Outra gravação ao vivo antiga entra agora, onde Paul Simon cantou em 1999 no Stadium dos Yankees (homenageando o batedor de basebal Joe Dimaggioem), o sucesso "Mrs. Robinson". O cantor James Taylor, acompanhado do grupo vocal Dixie Hummingbirds, executaram "Slip Slidin´ Away". O poeta Billy Collins declama então um poema antes da próxima música que é "That Was Your Mother" com Lyle Lovett e Buckwheat Zydeco. Outro clipe a seguir, traz Paul Simon e o ex-beatle George Harrison cantando o sucesso "Homeward Bound" no programa Saturday Night Live em 1976. O cantor James Taylor volta ao palco para cantar a ótima "Still Crazy After All These Years" e então Marc Anthony canta duas músicas: o sucesso "El Condor Pasa" e "Late in the Evening" que é ótima também. A música com jeito de gospel "Gone at Last" foi muito bem interpretada por Yolanda Adams e Jessy Dixon. Para cantar "Something So Right" quem entra no palco é Dianne Reeves, enquanto que os personagens da Vila Sésamo (Grover e Elmo) fazem graça cantando "The 59th. Street Bridge Song (Feelin´ Groovy)". Na música "Graceland" quem participa é Alisson Kraus e Jerry Douglas, e então vem um dos melhores momentos da noite com Paul Simon cantando com o animadíssimo grupo Ladysmith Black Mambazo a ótima "Diamonds on the Soles of her Shoes". Então acontece o momento mais emocionante com o encontro de Paul Simon com o ex-parceiro Art Garfunkel para cantarem a música mais famosa deles - "Bridge Over Troubled Water". "Father And Daughter" é outra bonita canção que Paul Simon canta e então quem entra para tocar gaita enquanto ele canta "Me And Julio Down By The Schoolyard", é Stevie Wonder, que permanece depois no palco (agora ao piano) para cantarem junto com o grupo Dixie Hummingbirds a excelente "Loves Me Like a Rock" em outro grande momento, que teve direito até a uma errada de Stevie que fez com que recomeçassem a música. O show termina com "Sounds Of Silence" totalmente instrumental no piano de Phillip Glass.