Por Robson Candêo
| Data: 04/02/2010
Se não o melhor, um dos melhores guitarristas da atualidade, Steve Vai é norte-americano e começou a tocar em 1974 após ter aulas com Joe Satriani. Já trabalhou com Frank Zappa e participou de várias bandas, sendo que lançou seu primeiro trabalho solo em 1990, recebendo um Grammy em 1993. Faz muito sucesso com projetos audaciosos e muito bem recebidos pela crÃtica e público.
Este show foi realizado em Mineapolis (EUA) no State Theatre em um palco sem maior produção mas bem iluminado, e que aliado à filmagem muito bem feita, fez parecer melhor do que o é realmente. Steve Vai toca sua guitarra com maestria e é todo performático, cheio de caras e bocas, com um visual todo moderno. Ele é acompanhado de uma banda muito boa e dois violinistas (tecladistas), mas não se enganem que o som é cheio de efeitos, longe do rock clássico.
As músicas são quase todas instrumentais, tendo a guitarra de Steve Vai como instrumento principal. Destaque para "Now We Run" (uma das mais conhecidas); também para o sucesso "Tender Surrender"; o ótimo ritmo de "Fire Wall"; "The Crying Machine" que parece uma daquelas trilhas sonoras de séries antigas famosas da TV; também para a excelente "Die to Live" e para os violinos na música "Apples in Paradise". A partir da canção "All About Eve" (que é muito legal), o show passa a ser quase que acústico com Steve tocando violão, mas o destaque mesmo vai para o baterista que aparece na sequência para tocar ao lado de Steve usando uma bateria louca amarrada ao seu corpo com caveiras, luzes e até gelo seco para fumaça - um instrumento realmente curioso. Ele fica com essa bateria até "Earthquake Sky" em que ele volta ao seu instrumento original para fazer o solo e encerrar o conteúdo do primeiro disco. No disco 2, o show está mais para o puro rock e cheio de efeitos, como em "The Murder" em que ele coloca efeitos até nas imagens do DVD. Destaque para "Whispering a Prayer" que foi muito aplaudida e para a ótima "Liberty". Nos créditos tem a música "Par Brahm", de uma gravação em estúdio.
O show ainda traz uma trilha de comentários no áudio com Steve e os membros da banda Ann Marie Calhoun, Jeremy Colson e Michael Mesker.
Além do DVD também foi lançado o CD com 13 músicas a menos, já que este não é duplo, e no CD tem “Par Brahm†na Ãntegra.