Crítica sobre o DVD "Log-On - 637 Min." do filme "Torchwood – 1ª Temporada":

Jorge Saldanha
Torchwood – 1ª Temporada Por Jorge Saldanha
| Data: 05/04/2010

A primeira temporada de TORCHWOOD foi lançada lá fora, há dois anos, em uma caixa com sete DVDs – o que parece um exagero já que ela possui apenas 13 episódios. Mas isso foi necessário por causa da farta quantidade de extras presentes, que foram eliminados do box nacional. Nosso lançamento possui cinco discos acondicionados numa embalagem de boa qualidade – Digistak, envolta em luva de cartolina -, que no entanto não inclui encarte com informações e nem lista dos episódios. O menu principal, antecedido por uma sequência animada com o logotipo e a música de abertura da série, oferece apenas opções básicas de navegação - seleção de legendas (amarelas, apenas em português) e episódios.

Os 13 episódios, em formato widescreen anamórfico no aspecto 1.78:1, possuem qualidade de imagem boa para os padrões do DVD, mas que revela algumas deficiências. Em muitas das cenas escuras, que dão o tom da série, sentimos falta de pretos mais consistentes. Como as demais produções da BBC TORCHWOOD é gravada em vídeo de alta definição e depois, para lançamento em DVD, é convertida para a resolução 480p, e apesar de em tese não haver maiores perdas no processo, tenho dúvidas se o blurring e outros problemas que às vezes se percebe nas imagens em movimento não é consequência dele. Ou então é reflexo da conversão das masters originais PAL, usadas nos DVDs europeus, para o NTSC norte-americano.

O áudio em inglês (o único disponível) infelizmente é apenas Dolby Digital 2.0 (nos boxes europeu e norte-americano é 5.1), mas que ainda assim proporcionam uma boa ambientação surround e uma reprodução adequada das trilhas musicais de Murray Gold e Ben Foster. Notei uma variação de volume na introdução de alguns episódios (ela soa mais baixa que o restante), mas não é nada que comprometa. De resto, é ponto positivo que a Log On esteja lançando no Brasil ótimas séries da BBC como LIFE ON MARS e TORCHWOOD (e espero que também, em breve, DOCTOR WHO). Mas fica a ressalva de que sua qualidade técnica e de conteúdo, pelo menos nesta primeira temporada de TORCHWOOD, é inferior à dos similares importados - sem falar no seu salgado preço de lançamento - R$ 149,90, preço superior à média dos lançamentos similares, que fica por volta de R$ 99,90 -, que poderá comprometer a comercialização do produto e inviabilizar sua continuidade.