Por Jorge Saldanha
| Data: 05/04/2010
Dois anos após o lançamento no exterior do primeiro ano de TORCHWOOD em DVD, ele chegou por aqui em cinco discos acondicionados numa embalagem de boa qualidade – vDigistak, envolta em luva de cartolina, que no entanto não inclui encarte com informações e nem lista dos episódios. O menu principal, antecedido por uma sequência animada com o logotipo e a música de abertura da série, oferece apenas opções básicas de navegação - seleção de legendas (amarelas, apenas em português) e episódios.
Os 13 episódios, em formato widescreen anamórfico no aspecto 1.78:1, possuem qualidade de imagem boa para os padrões do DVD, mas que revela algumas deficiências. Em muitas das cenas escuras, que dão o tom da série, sentimos falta de pretos mais consistentes. Como as demais produções da BBC TORCHWOOD é gravada em vÃdeo de alta definição e depois, para lançamento em DVD, é convertida para a resolução 480p, e apesar de em tese não haver maiores perdas no processo, tenho dúvidas se o blurring e outros problemas que à s vezes se percebe nas imagens em movimento não é consequência dele. Ou então é reflexo da conversão das masters originais PAL, usadas nos DVDs europeus, para o NTSC norte-americano.
O áudio em inglês (o único disponÃvel) infelizmente é apenas Dolby Digital 2.0 (nos boxes europeu e norte-americano é 5.1), mas que ainda assim proporcionam uma boa ambientação surround e uma reprodução adequada das trilhas musicais de Murray Gold e Ben Foster. Notei uma variação de volume na introdução de alguns episódios (ela soa mais baixa que o restante), mas não é nada que comprometa. De resto, é ponto positivo que a Log On esteja lançando no Brasil ótimas séries da BBC como LIFE ON MARS e TORCHWOOD (e espero que também, em breve, DOCTOR WHO). Mas fica a ressalva de que sua qualidade técnica e de conteúdo, pelo menos nesta primeira temporada de TORCHWOOD, é inferior à dos similares importados - sem falar no seu salgado preço de lançamento - R$ 149,90, preço superior à média dos lançamentos similares, que fica por volta de R$ 99,90 -, que poderá comprometer a comercialização do produto e inviabilizar sua continuidade.