Crítica sobre o filme "Garota Fantástica":

Viviana Ferreira
Garota Fantástica Por Viviana Ferreira
| Data: 25/04/2010
O que mais vemos no dia a dia na nossa atual sociedade é os pais se projetarem em seus filhos, e os filhos se rebelarem com seus pais. E este é, mais uma vez o tema de um filme, desta vez, transmitido de forma doce e espontânea em Garota Fantástica, longa dirigido por Drew Barrymore (que também faz uma ponta) e estrelado por Ellen Page, mas que também conta com nomes de peso no elenco como Márcia Gay Harden, Kristen Wig, Daniel Stern, Jimmy Fallon e Juliete Lewis.

O filme narra a história de Bliss Cavendar (Page), jovem que é forçada pela mãe a participar de concursos de beleza, mas que se esconde atrás do seu emprego de lanchonete e de seus óculos fundos de garrafa. Um dia então, ela resolve dar uma fugidinha do trabalho e ir assistir uma competição de patins- a paixão é imediata, mas Bliss faz tudo escondido, primeiro porque tem apenas 17 anos, segundo porque sua mãe Brooke (Gay Harden) morreria se soubesse que sua filha estaria em uma competição como esta, e o pai Earl (Stern) é passivo demais para contrariar sua mãe. É num grupo de perdedoras de patins que Bliss vai encontrar o amor, a competição e o amadurecimento.

Talvez o grande trunfo do filme, dirigido de modo delicado e com um ótimo roteiro de Shauna Cross, que também escreveu a novela o qual foi inspirado o filme, é o fato de que todos nós nos enxergamos um pouco na personagem principal. Todos já fomos repreendidos pelos pais, ou fizemos algo que não queríamos para agradá-los. Mas cabe a nós mesmos saber qual limite estabelecermos para que não nos tornemos adultos frustrados no futuro.

O elenco brilhante também ajuda nesta comédia dramática, seja pela atuação de Juliete Lewis como a patinadora fominha que só pensa na vitória ou em Márcia Gay Harden fazendo o papel de mãe zelosa que sonha através da filha. E Ellen Page cumpre o seu papel, sendo doce e carismática o suficiente para fazer de Bliss uma pequena heroína. Um filme com certeza muito recomendado que merece toda a atenção pelo grande elenco, ótimo roteiro e uma mão acertada de Drew na direção. (Viviana Ferreira)