Crítica sobre o Blu-ray "Fox - 145 Min." do filme "Independence Day":

Jorge Saldanha
Independence Day Por Jorge Saldanha
| Data: 14/06/2010

Apesar de replicado no Brasil, este Blu-ray de INDEPENDENCE DAY é a mesma edição que a Fox lançou na Polônia e Hungria, que em relação à norte-americana possui como maior diferencial, entre as várias opções de áudio e legendas, o nosso português. De resto o BD de dupla camada (50Gb) possui uma apresentação simplória – menus principais inexistem, e as funções de configuração e acesso a cenas e extras estão apenas no menu pop up em português que surge durante a reprodução (automática) do filme.

A transferência anamórfica 1080p/AVC MPEG-4, na proporção original 2.40:1, se não é de referência certamente é de ótima qualidade para um filme de catálogo realizado há quase 15 anos. Rodando em um alto bitrate médio de 34Mbps, a transfer possui imagem limpa e clara, reproduzindo uma fonte praticamente livre de ruídos e defeitos da película, mas que possui uma granulação típica. As cores são fortes e vivas, e o nível de detalhes é muito bom, especialmente nas cenas à luz do dia. As cenas escuras, apesar de menos consistentes, possuem pretos fortes. Cabe referir que o Blu-ray traz apenas a versão de cinema com 145 minutos - o DVD lançado em 2001 também trazia uma versão especial do filme com 153 minutos.

Já a faixa de áudio lossless DTS-HD Master Audio 5.1 (48kHz/16-bit) supera a qualidade do vídeo, com uma mixagem dinâmica, ensurdecedora, à altura de um grande espetáculo de ação. Já no início, quando a grande nave-mãe passa pela Lua, você nota os graves profundos e poderosos que vêm do subwoofer. A grandiosa trilha sonora de David Arnold, que oferece momentos de melodia, tensão e impacto, é reproduzida com excelente fidelidade. Os diálogos são muito bem equalizados, e as explosões e efeitos surround nas cenas de destruição e combate são agressivos. Já nas cenas calmas os canais traseiros são pouco eficazes na criação de uma ambientação imersiva, no que talvez seja o ponto fraco do áudio. No entanto, num filme deste tipo, não é a sutileza auditiva que irá impressionar o ouvinte, e neste aspecto este áudio em alta definição é dos melhores que já ouvi. Temos disponíveis uma dublagem em português (do Brasil) Dolby Digital 5.1, bem como legendas no nosso idioma.