Crítica sobre o DVD "Imagem Filmes - 138 Min." do filme "Flyboys":

Jorge Saldanha
Flyboys Por Jorge Saldanha
| Data: 28/06/2010
FLYBOYS já estava anteriormente disponível no Brasil em DVD da própria Imagem Filmes, e sua versão em Blu-ray, se não é excepcional, é mais um lançamento de boa apresentação feito pela distribuidora. Os menus animados, em português, são bonitos e possuem uma interface muito boa. E os menus pop-up podem ser acessados inclusive durante a reprodução dos extras.

O filme é apresentado em uma ótima transfer anamórfica 1080p/AVC MPEG-2, na proporção de tela original 2.35:1. Exceto pelo nível dos pretos, que em algumas cenas escuras parece inconsistente, a imagem é de alto padrão, com grande claridade, nitidez e profundidade. Vemos os mínimos detalhes de uniformes e fuselagem de aviões, e as cores são bonitas, naturais e firmes. Não pude perceber halos ou perda de detalhes indicativos do uso de filtros digitais, e as poucas inconsistências notadas podem decorrer da captação de imagens feita pelas câmeras de alta definição Panasonic, que à época não eram tão desenvolvidas quanto as hoje utilizadas.

Entre as opções de áudio disponíveis, que incluem inglês Dolby Digital 5.1 e português Dolby Digital 2.0, sem surpresa a que se destaca é a faixa lossless original DTS-HD Master Audio 5.1, que nas cenas de combate aéreo colocam você quase que literalmente dentro da ação, cercado pelos sons de aviões passando e rajadas de metralhadoras. Os graves são potentes e a ótima trilha musical de Trevor Rabin é muito bem reproduzida. A faixa mostra sua limitação apenas nas cenas calmas, onde não cria uma ambientação sonora mais forte. De resto, é uma mixagem agressiva e que impressiona. As legendas estão disponíveis em português e inglês, e devo dizer que gosto do padrão adotado pela Imagem, com legendas HD mais grossas e arredondadas do que o normal.