Crítica sobre o Blu-ray "Paramount - 116 Min." do filme "Guerra dos Mundos":

Jorge Saldanha
Guerra dos Mundos Por Jorge Saldanha
| Data: 03/07/2010
A Paramount relança GUERRA DOS MUNDOS num bem produzido BD-50 (50Gb), com seu habitual padrão de qualidade. O filme é apresentado no seu formato original anamórfico 1.85:1, em uma transferência 1080p/AVC MPEG-4 de ótima qualidade (NE: a taxa média de bitrate é da melhores, perto de 32Mbps, sendo que o filme ocupa perto dos 30Mb de espaço. Mas Pode haver problemas na duplicação por aqui, pela Videolar, em alguns players). Ela só não é melhor em função de decisões artísticas de Spielberg e seu diretor de fotografia, Janusz Kaminski, que para dar um tom “real†filmaram as sequências mais claras com um tom embaçado, esbranquiçado, que enfraquece o nível de detalhes. Outras decisões estilísticas incluem granulação forte e alteração das cores, que se já não deixavam o filme com um aspecto muito bonito em DVD, muito menos ainda em Blu-ray. Mas nota-se um claro ganho na solidez dos pretos, na clareza e na nitidez, nesta transferência em alta definição que cumpre sua principal função: ser fiel ao visual pretendido pelo cineasta.

Este é mais um BD da Paramount que, a exemplo de O RESGATE DO SOLDADO RYAN, traz dublagem em português Dolby Digital 5.1, além de mixagens similares em espanhol e francês. Contudo, é a faixa lossless DTS-HD Master Audio 5.1 em inglês que merece atenção: simplesmente arrasadora, ela é demo do áudio em alta definição. O filme tem um excelente sound design, seja nos momentos mais calmos e nos de ação, que é admiravelmente reproduzido pela faixa DTS-HD MA. O áudio possui grande clareza e fidelidade, com os canais traseiros constantemente envolvendo o espectador com sons ambientais incrivelmente reais. E nos momentos de ação, como nas cenas da tempestade elétrica que marca a chegada dos invasores, ou quando as máquinas emergem do chão ou emitem seu som peculiar, graves monstruosos poderão colocar em risco a integridade de seu subwoofer e talvez de você mesmo, caso vizinhos enraivecidos descubram a verdadeira causa do tremor que sacudiu as paredes do prédio. Realmente espetacular.

Os menus animados e pop-up, como de hábito nos BDs da distribuidora, estão apenas em inglês, e as legendas HD, brancas, estão disponíveis em português, inglês, espanhol e francês.