Por Viviana Ferreira
| Data: 12/07/2010
Quando soube da morte de Brittany Murphy no ano passado nunca pude deixar de chorar. Uma das atrizes mais queridas da minha geração, Brittany protagonizou longas deliciosos como Grande Menina, Pequena Mulher e Amor e outros desastres. Neste longa, dirigido por Robert Allan Ackerman (conhecido por dirigir filmes pra TV, e famoso por ter dirigido o maravilhosa biografia de Judy Garland), temos Murphy engraçada no ponto certo, e, mesmo o filme não sendo lá nenhuma “Brastempâ€, só de vê-la atuando no seu ramo mais famoso - o das comédias românticas, já é gostoso de assistir o filme.
O filme narra a história de Abby, uma jovem americana que vai parar no Japão por conta do namorado e claro, ele deixa a menina a ver navios. Em um paÃs totalmente estranho (o que faz com que sua personagem lembre a de Scarlett Johansson no clássico Encontros e Desencontros) ela encontra a redenção ao se tornar discÃpula de Maezumi (o ótimo Toshiyuki Nishida), dono de um restaurante especializado em “ramen†(prato japonês composto por massa, legumes, caldo e peixe ou carne de porco e que dá titulo ao longa em inglês – “The Ramen Girlâ€) que a torna uma estudiosa neste prato que é cheio de tradicionalismos. Através do seu aprendizado, Abby vai descobrir a amizade, o afeto e um novo amor.
O filme é daqueles tipos que incluÃmos como “uma gracinha†e Brittany está carismática ao extremo. A trilha do italiano Carlo Sillioto também se destaca mas é a relação Abby- Maezumi, que mistura os enredos de Ratatouille e Encontros e Desencontros que faz com que o filme seja tão especial.
Bom longa, ótimo entretenimento, mas que passa uma mensagem e nos dá de presente uma bela atuação de uma atriz que deixou cedo demais o mundo do cinema. (Viviana Ferreira)