Crítica sobre o filme "True Blood: 2ª Temp. - BLU-RAY ":

Jorge Saldanha
True Blood: 2ª Temp. - BLU-RAY Por Jorge Saldanha
| Data: 20/08/2010
Esqueça os vampiros antissépticos da saga CREPÚSCULO e da televisiva THE VAMPIRE DIARIES. A melhor coisa que surgiu nos últimos anos no gênero é a série da HBO TRUE BLOOD, criada por Alan Ball com base nos livros de Charlaine Harris. Dirigida a um público mais adulto e produzida por um canal a cabo, a série usa e abusa do sexo e da violência (mas sem dispensar o humor) para narrar as tramas de uma realidade alternativa onde os vampiros convivem com os humanos. Se a primeira temporada mostrava o início desta complicada coexistência, nesta vemos em maiores detalhes a hierarquia dos vampiros e as regras que seguem em sua sociedade. Sookie Stackhouse (Anna Paquin), que já sabemos ser mais do que uma simples garçonete humana, continua sendo a personagem principal, e seu relacionamento com o cavalheiresco vampiro Bill Compton (Stephen Moyer) enfrentará novos desafios – sendo um deles o crescente interesse por ela demonstrado pelo superior de Bill, o Xerife da área 5 Eric Northman (Alexander Skarsgård).

A temporada possui duas tramas principais, sendo que a melhor envolve o desaparecimento do Xerife da área 9, Godric (Allan Hyde). Descobrimos que ele é um vampiro de aparência jovem mas com 2000 anos de idade, e que, além disso, foi quem transformou Eric em vampiro séculos atrás. Eric envia Sookie e Bill a Dallas para investigar o sumiço de seu Criador, e lá eles descobrem que Godric pode ter sido raptado pelos Companheiros do Sol, uma seita anti-vampiros comandada pelo Reverendo Newlin (Michael McMillian) e sua esposa Sarah (Anna Camp). O caminho deles cruza com o impagável irmão de Sookie, Jason (Ryan Kwanten), que resolveu entrar para a seita após os assassinatos de sua avó e namorada (eventos vistos na primeira temporada). Já a segunda trama é encabeçada por Maryann (Michelle Forbes), que descobrimos ser uma Mênade, mitológica adoradora do deus grego Baco, e que em seus cultos desperta nos seres humanos as forças mais primitivas da natureza. Tendo sob seu controle a melhor amiga de Sookie, Tara (Rutina Wesley), Maryann reencontra Sam (Sam Trammell), de quem conhece a capacidade de se transformar em animais, e decide que ele será um ótimo sacrifício a ser oferecido a Baco. Ela exerce seu poder místico sobre os habitantes de Bom Temps, transformando a cidade no palco de uma grande orgia regada a sexo, embriaguez e autoflagelação.

Esta segunda temporada de TRUE BLOOD revela ser um pouco inferior à primeira por causa do arco de Maryann, que acaba tomando conta da série em seus episódios finais com o retorno de Sookie e Bill a Bom Temps. Além de sua trama ser inferior à de Dallas, aquela se beneficia por envolver os melhores personagens da série, e nem me refiro a Sookie e Bill. A vampira gracinha Jessica (Deborah Ann Woll) é um achado, e o momento em que ela descobre que será eternamente virgem é hilário. Uma grande adição é a maluquete Sophie-Anne LeClerq (Evan Rachel Wood), como a Rainha dos vampiros de Louisiana. Temos, obviamente, Jason Stackhouse e seu divertido caso com a esposa do Reverendo, mas Eric Northman é o maior destaque. Interpretado pelo enorme Alexander Skarsgård, ele rouba a cena sempre que aparece, e além de sua presença física marcante, parece sempre ter as melhores falas da série. A sequência em que ele se despede de Godric, para mim, é a melhor e mais emocionante da temporada.

TRUE BLOOD, com seu misto de soap opera, terror e sátira social, é diversão pura. A série é um enorme sucesso, sua terceira temporada está sendo exibida na HBO do Brasil apenas com duas semanas de atraso em relação aos EUA, e a quarta já foi confirmada para 2011. Vale a pena ver, rever e colecionar, e se for na alta definição do Blu-ray, melhor ainda.