Crítica sobre o filme "Black Sabbath: Classic Albums - Paranoid":

Robson Candêo
Black Sabbath: Classic Albums - Paranoid Por Robson Candêo
| Data: 31/08/2010
Considerados uns dos pais do Heavy Metal, Ozzy Osbourne, Geezer Butler, Tony Iommi e Bill Ward criaram o Black Sabbath em 1968 na Inglaterra. Eles começaram como uma banda de jazz-blues e o nome final veio de um filme de terror Italiano. Seu primeiro álbum chegou ao Top Ten das paradas britânicas, permanecendo por 3 meses e conseguindo um número grande fãs que perdura até hoje.

Este DVD traz mais um documentário da série Classic Album, onde o artista ou banda contam detalhes de seus álbuns mais famosos, com depoimentos e detalhes técnicos das gravações mostrados na mesa de som. Neste DVD, o álbum analisado é Paranoid, segundo álbum do Black Sabbath, que foi lançado em 1970 e virou um clássico. Traz depoimentos do próprio Ozzy Osbourne – vocalista e líder do grupo, e dos outros integrantes, bem como de jornalistas, críticos e historiadores musicais, e até o executivo da gravadora na época, que falam de várias coisas ligadas à banda e a este álbum em particular, como por exemplo o fato de sempre a crítica especializada falar mal deles, mas quanto pior falavam, mais fãs eles conseguiam.

Na mesa de som, são mostrados trechos de faixas das canções, separando por instrumento e mostrando algumas particularidades interessantes, como o grande trabalho de sessão rítmica que o grupo tinha e que só consegue ser identificado de cara, por especialistas ou músicos experientes.