Crítica sobre o Blu-ray "Fox - 148 Min." do filme "Minority Report - A Nova Lei":

Jorge Saldanha
Minority Report - A Nova Lei Por Jorge Saldanha
| Data: 12/09/2010
A Fox lança no Brasil MINORITY REPORT - A NOVA LEI em uma replicação da Microservice (com direito à já afamada impressão “crespinha e perfumada†do rótulo do disco), com o BD acondicionado no conhecido estojo azul, envolto por uma luva de cartolina plastificada. Basicamente temos aqui um espelho da edição disponibilizada na Europa, com o filme e os extras dividindo o espaço de um único Blu-ray de dupla camada - 50Gb. Há de ser ressaltado que o visual do filme, como aliás o de praticamente todas as colaborações de Spielberg e Kaminski, é altamente estilizado. A diferença dele em relação a outras “estilizações†que hoje envolvem principalmente um pesado processamento digital da imagem na pós-produção, é de que o processo esteve nas mãos de profissionais diferenciados, e foi concebido antes mesmo de um único frame sequer ter sido rodado.

O método de Spielberg e Kaminski normalmente resulta em uma imagem com contraste forçado, granulação onipresente e balanço de cores esmaecido / azulado. Além disso, a dupla supervisionou esta nova transferência em alta definição, e numa comparação com o DVD prévio percebe-se que foi mantida a concepção visual original, porém agora com o nível de detalhes bem superior propiciado pela alta definição. Como outros filmes de Spielberg fotografados por Kaminski já lançados em Blu-ray (O RESGATE DO SOLDADO RYAN, GUERRA DOS MUNDOS), MINORITY REPORT não possui uma imagem que irá deslumbrar por suas cores vivas e imagem cristalina, porém a transfer anamórfica 1080p/AVC MPEG-4, na proporção de tela original 2.40:1, reproduz com fidelidade e alta nitidez a concepção visual idealizada por seus criadores.

Mais simples e direta em sua eficácia, a faixa de áudio original em inglês DTS-HD Master Audio 5.1 é potente, dinâmica e envolvente, não deixando a desejar em relação ao som de filmes mais recentes. A fidelidade é elevada, os graves são sólidos e o score de John Williams soa espetacular em áudio multicanal lossless. Os canais surround são constantemente empregados para envolver o ouvinte em um campo sonoro imersivo. Também estão disponíveis dublagens em Dolby Digital 5.1 em português e espanhol, e legendas neste mesmo idioma. Os menus, animados, estão em português.