Crítica sobre o Blu-ray "Universal - 135 Min." do filme "Robin Hood":

Edinho Pasquale
Robin Hood Por Edinho Pasquale
| Data: 21/09/2010

Mais um bom filme dirigido pelo ótimo Ridley Scctt (Blade Runner) tem seu lançamento em alta definição produzido por aqui. Pelo menos esta edição para locação, analisada aqui, teve como escolha provavelmente o original europeu, já que a norte- americana tem mais extras, mas no geral a mesma qualidade. Logo de cara há a opção de se assistir a versão exibida nos cinemas ou uma estendida, a “do Diretor”, com bons 15 minutos a mais, com um pouco mais de detalhes em algumas histórias (como o relacionamento de Robin e Marian) e cenas um pouco mais violentas, mas nada que seja horripilante. Mas é na opção para o cinema que está o melhor extra desta edição, com os comentários em “PIP” do Diretor.

Na parte mais técnica a edição é excelente. A imagem está quase perfeita, com imagem limpa sem os filtros por vezes utilizados para suavizar ou tentar camuflar imperfeições e com uma pequena granulação que quase nunca é percebida (apenas em uma, noturna, teve um pequeno incômodo. De menos de 2 minutos.). A coloração está neutra, quase suave e nela é que há um pequeno desnível, algumas cenas, as iniciais, estão com um tom “cobre” um pouco acentuado. Mas mais uma vez é apenas preciosismo na análise. A textura e definição impressionam, seja nos detalhes dos figurinos, seja na ambientação e detalhes de cenografia. Analisando a parte mais técnica, o “codec” utilizado é o MPEG-4 AVC/1080p e a análise do gráfico da taxa de transferência (“bitrate”) é interessante, parece que houve uma limitação mínima de pouco mais de 18Mbps. A média é de 19883 kbps, com picos de 35Mbps. É utilizado um disco de dupla camada (50Gb), sendo que a imagem do filme tem 37Gb.

O áudio está perfeito no idioma original, com belo desenvolvimento da ambientação, rica em detalhes e sem exageros nos efeitos. Nem dá para notar a presença das caixas, ou seja, o centro da audição está realmente no centro da sala, parece que estamos realmente dentro das cenas do filme. São flechas e até abelhas voando com a impressão que estão passando pertinho. A boa dublagem quase que acompanha a qualidade em DTS “lossy”, mas não tem a mesma distribuição. Neste caso, como poucas vezes, deu para perceber a excelência da trilha “lossless”. Os menus tem opções de idiomas em Português, Inglês, Epanhol e diversos outros idiomas “europeus” e “asiáticos”. São eficientes e bem realizados.

Voltando aos extras, é uma pena que estejam incompletos com relação à edição americana. Parece que o documentário presente por lá é bem interessante e fecharia com chave de ouro a edição duplicada por aqui pela Microservice. Mas o filme acaba sendo envolvente e até surpreendente, talvez pela sua qualidade no formato.