Crítica sobre o Blu-ray "BD Alemão" do filme "Madrugada dos Mortos":

Jorge Saldanha
Madrugada dos Mortos Por Jorge Saldanha
| Data: 11/11/2010

MADRUGADA DOS MORTOS continua inédito em Blu-ray no Brasil, mas o lançamento no último mês de outubro, na Alemanha, desta versão com legendas e até mesmo áudio em "Brasileiro" (inexistentes na edição norte-americana e inglesa), sinaliza que o título deverá estar num dos próximos pacotes da Universal, que finalmente está prometendo manter a regularidade de seus lançamentos em alta definição por aqui.

O filme está em uma transferência widescreen 1080p/VC-1, na proporção de tela 2.35:1, que reproduz com fidelidade o visual cinematográfico imaginado pelo diretor. Os tons são dominados pelas cores azul e verde, porém todas são eventualmente trazidas à tela de forma vívida e consistente – com destaque, obviamente, do “vermelho sangue”. O contraste é ótimo, os pretos são fortes e várias tomadas possuem uma profundidade que quase as torna tridimensionais - qualidade típica das melhores transfers HD. Os tons de pele por vezes não são muito naturais, mas as feições dos atores e as texturas de suas roupas sempre são mostradas com elevada nitidez. Todo o filme possui uma leve granulação, e em pouquíssimos momentos notamos grãos mais intrusivos e um pouco de perda nos detalhes, mas provavelmente são características inerentes à fotografia original. De resto é uma exemplar transferência HD, livre de artefatos e de filtros aparentes.

Melhor ainda que o vídeo é a forte e envolvente faixa lossless original em inglês DTS-HD Master Audio 5.1, que traz para o palco sonoro com grande realismo gritos, disparos e explosões. A fidelidade é elevadíssima, com agudos límpidos e graves potentes. Os efeitos surround são perfeitos, fazendo com que em vários e tensos momentos você esteja envolvido por gemidos de zumbis que vêm de várias direções. Mesmo nas sequências mais barulhentas os diálogos soam sempre claros, e nos momentos calmos os canais traseiros criam uma ambientação envolvente. Indiscutivelmente, é uma das melhores mixagens sem compressão já ouvidas em um título de catálogo. As opções de áudio incluem português (BR) e vários outros idiomas, em DTS 5.1. Também temos opções de legendas e menus em vários idiomas, que incluem o nosso português.