O lançamento mundial da Fox finalmente traz os quatro filmes da franquia ALIEN para a alta definição do Blu-ray, com todos os méritos do lançamento em DVD da QUADRILOGIA ALIEN e, graças às características superiores do formato, vai além seja no aspecto técnico, seja no conteúdo de extras. Tanto que esta ALIEN ANTHOLOGY já pode ser considerada como a melhor e mais completa coleção já lançada em Blu-ray. Mas preliminarmente cabe falar um pouco sobre as várias embalagens que a antologia recebeu, destacando as edições lançadas nos EUA, Europa e aqui. Merece destaque a edição chamada Ovo Alien lançada em tiragem numerada nos EUA e na Europa, e que a Fox, de forma inédita, colocou à venda também no Brasil. Nela, que custa aqui a bagatela de R$ 499,00 (e que a esta altura já deve estar esgotada), os seis BDs estão em um estojo Digipack que vai embutido na base de uma escultura plástica que reproduz a imagem de um Alien protegendo um ovo - que, por sinal, acende como uma lâmpada. A edição vendida no Brasil, apesar de ser uma tiragem limitada como a lá de fora, não é numerada.
Quanto ao box da edição Facehugger, sem a estátua, recebeu variações conforme o local. Na Alemanha e França, por exemplo, a imagem da luva do box é idêntica à da nossa edição (apesar de lá o bicho estar em alto relevo). Aqui os seis discos estão acondicionados em dois estojos HD Case para três discos, já na Europa eles estão numa interessante embalagem Digistack, contendo imagens dos filmes e encartes, porém há diferenças na luva que a envolve. Mais interessante é o box norte-americano, onde a luva envolve um caprichado estojo que simula um livro, com capa estilo digibook e com cada disco inserido no envelope de uma página. De todas as edições, esta é a mais incrementada em termos de textos e fotos. Abaixo, algumas imagens do ovo e de alguns dos boxes (apesar de ter a embalagem mais simples, o nosso é o mais caro, custando no lançamento R$ 259,00). (veja imagens das embalagens abaixo)
Embalagens à parte (fator de grande importância para os colecionadores), vamos ao que para mim realmente interessa - o conteúdo dos discos, que até onde sei receberam a mesma autoração nos diferentes locais onde foram lançados, com idênticas opções de áudio e de legendas. A edição que utilizei para esta resenha foi a Facehugger do Reino Unido, que como consta acima, exceto pelo box, é idêntica à vendida aqui. A primeira coisa que você notará é que o player demorará um tempo superior à média para carregar os discos, isto por causa do Modo MU-TH-UR , que utiliza recursos BD-Java e BD-Live. Mas quando finalmente você chegar nos menus principais, personalizados de acordo com o visual de cada produção, a espera será recompensada. Todos os quatro filmes receberam novas transferências 1080p/AVC MPEG-4, porém ALIEN - O OITAVO PASSAGEIRO e ALIENS - O RESGATE, tiveram tratamento VIP em sua conversão para alta definição. Ambos receberam novas restaurações 4K, ou seja, possuem resolução quase quatro vezes maior que a atual full HD (sendo que no segundo filme o processo foi supervisionado pelo próprio James Cameron), enquanto os demais foram agraciados com uma remasterização HD simples. De todos, ALIEN Foi o que mais me impressionou em termos de imagem. Tendo assistido o filme quando de seu lançamento nos cinemas e posteriormente em várias encarnações de home video, agora em Blu-ray ele está com uma qualidade inédita. A transferência widescreen anamórfica 2.35:1, que preserva a granulação natural do filme, é clara, limpa de ruídos, danos e artefatos, os pretos são sólidos, as cores são bem equilibradas, e o nível de detalhes é elevado na maior parte do tempo. Se você for detalhista notará que algumas cenas incluídas na versão do diretor estão com menos detalhe fino, mas isso não chega a comprometer o padrão geral da apresentação.
Da quadrilogia, ALIENS sempre foi o que teve o visual mais problemático em suas diversas edições. O único rodado na proporção de tela 1.85:1, sua imagem, naturalmente mais escura, era notoriamente caracterizada pela alta granulação e por momentos de demasiada suavidade. Assim, causou apreensão a declaração de Cameron de que, na restauração, os problemas crônicos decorrentes da película Kodak empregada nas filmagens seriam eliminados, já que após o excesso de DNR aplicado no novo Blu-ray de PREDADOR temia-se que ALIENS pudesse ser mais uma vítima do uso excessivo de filtros digitais. Felizmente, não foi o caso. Mesmo com redução da granulação, que ficou mais natural, a restauração preservou os detalhes finos e propiciou uma melhora significativa no contraste. A imagem, agora, faz jus ao caprichado trabalho de fotografia, iluminação e cenários, e vermos ALIENS em Blu-ray nos dá a sensação de estarmos assistindo a um novo filme. Como seria de se esperar, ALIEN³ e ALIEN - A RESSURREIÇÃO também estão com ótima imagem, porém não tão definida e detalhada quanto a dos filmes anteriores. Mesmo assim, a transferência HD de ALIEN³ se sai muito bem, em que pese o tom sombrio e a paleta de cores escolhida por Fincher dar ao longa um ar de filme envelhecido. Também o filme de Jeunet sofre com as tonalidades empregadas pelo diretor, além de momentos onde sentimos a falta de mais detalhes, o que nunca permite que a imagem nos deslumbre. Apesar de reproduzir com eficácia o visual pretendido pelo realizador e ser um considerável upgrade em relação ao DVD, a transferência de ALIEN A RESSURREIÇÃO decepciona por ser do filme mais recente, e que em tese deveria ter a melhor imagem.
O áudio da quadrilogia também recebeu um tratamento caprichado, como se constata nas soberbas faixas lossless originais em inglês DTS-HD 5.1. Nelas os diálogos estão sempre bem equilibrados, permanentemente soando com clareza. É claro que o áudio de ALIEN sofre das limitações da tecnologia sonora de sua época, e portanto ele nunca será de referência, contudo isso não tira o brilho de sua excelente remasterização. O filme possui um sound design mais ambiental e menos direcionado à ação, e chama especial atenção a excelente reprodução da trilha original de Jerry Goldsmith, bem como os graves fortes. O palco sonoro nos envolve com os discretos sons do interior da nave Nostromo, e sentimos que a qualquer momento o alienígena saltará das sombras sobre nós. Para os puristas, a versão de cinema também traz como opção de áudio a mixagem original Dolby Surround 4.0. Já ALIENS traz uma faixa mais movimentada e agressiva, que não hesita em utilizar todos os canais disponíveis para criar efeitos direcionais, como se pode constatar nos vários confrontos entre os fuzileiros e as criaturas babonas, com guinchos e disparos cercando-nos por todos os lados. Novamente temos graves explosivos, e no outro extremo os agudos são límpidos e sem vestígios de distorção. O áudio de ALIEN³ reflete o caráter mais lento e introspectivo do filme, enfatizando ecos e um sound design mais sutil, sempre reproduzido com qualidade. A esse respeito, alguns crônicos problemas de som que havia na versão em DVD foram corrigidos com novas dublagens adicionais de Sigourney Weaver e de outros atores. Finalmente, em ALIEN - A RESSURREIÇÃO, a ênfase volta a ser novamente na ação, com efeitos surround e graves mais eficazes, agora sim em uma mixagem que se beneficia da maior modernidade da produção. Todos os filmes receberam dublagens Dolby Digital 5.1 em português (BR), espanhol e francês, bem como variadas opções de legendas e menus (estes, aliás, excelentes), que também incluem o nosso português.