E segue a "odisseia" de O EXTERMINADOR DO FUTURO 2 em home video. Após lançamentos precários em DVD no Brasil, e várias edições disponibilizadas no exterior por Artisan, Lionsgate e Studio+Canal, finalmente chega por aqui a versão em Blu-ray da "Skynet Edition", tida por muitos como uma das melhores já lançadas em qualquer formato. Apesar de, sinceramente, esperar mais desta edição - que aqui não foi identificada como Skynet, apesar de possuir arte de capa (mas não a embalagem, aqui uma simples HD-Case padrão) e conteúdo idêntico à norte-americana e europeia, com a adição de legendas e dublagem PT-BR, é indiscutível que, apesar de manter a infame parceria Universal/Studio+Canal, ela é superior em todos os aspectos ao DVD lançado há alguns anos (leia a resenha AQUI ). Em um Blu-ray de dupla camada (BD-50) com mais extras e sem os problemas da conversão PAL/NTSC, nossa Skynet Tupiniquim agradará aos fãs principalmente por trazer três versões do filme, sendo que a mais longa (o código para acessá-la já coloquei mais acima) agrega 20 minutos à originalmente lançada nos cinemas - a única que até agora estava disponível no Brasil.
Após selecionar nosso país no pré-menu, os menus principais, animados, surgem no padrão Skynet, com as opções de navegação situadas na parte superior da tela. Ali, entre outras coisas, podemos selecionar qual a versão do filme será assistida via seamless branching (com as cenas adicionais ou alternativas sendo inseridas na versão original de cinema de forma imperceptível). A transferência anamórfica 1080p/VC-1, que preserva a proporção original de tela 2.40:1, representa uma formidável melhoria em relação ao que já vimos anteriormente em DVD, e creio que por muito tempo não veremos este filme com uma apresentação superior. Obviamente não espere uma qualidade de vídeo do nível do novíssimo EXTERMINADOR DO FUTURO 4 - A SALVAÇÃO, contudo, a imagem em alta definição finalmente faz justiça à fotografia Super35 empregada por Cameron. A primeira diferença que notamos, em comparação a outras versões em DVD e Laserdisc (sim, já tive esse filme em todos os formatos de home video imagináveis) é a limpeza da imagem, livre riscos sujeiras e outros defeitos inerentes à fonte. A granulação de película está preservada, ainda que em breves momentos a imagem pareça um pouco lavada, principalmente nas tomadas com efeitos CGI - ao que tudo indica, característica da master original. Mas de modo geral a transferência é de alto nível, sem artefatos aparentes, com pretos bem fortes, ótimo contraste e cores ricas e firmes (cuja tonalidade mantém o tom meio azulado original). O nível de detalhes é alto, como podemos constatar nos close ups e nas texturas gerais, sendo que a imagem como um todo transmite um bom efeito dimensional. Exceto pelo final alternativo da versão mais longa, que apresenta cores mais saturadas e nitidez levemente inferior, as cenas adicionais integram-se perfeitamente à montagem da versão original, sem diferenças relevantes em relação às demais.
No aspecto áudio, a configuração default é a dublagem em português DTS 5.1, sem legendas, para a versão de cinema (nas cenas adicionais o áudio é em inglês, com legendas), porém ao contrário do DVD anterior ela pode ser modificada facilmente, para que utilizemos todas as opções de som e legendas disponíveis. O destaque vai para a faixa lossless em inglês DTS-HD Master Audio 6.1, que fará tremer suas paredes. T2 foi o primeiro filme que teve captação e mixagem sonora totalmente digital, e por muito tempo foi referência nas demonstrações de home theater, com seu profícuo uso dos canais surround e seus graves impactantes. Claro que hoje o que ouvimos já não impressiona tanto, afinal estamos falando de uma produção prestes a fazer 20 anos; mas o agressivo sound design, o competente envolvimento sonoro, os diálogos sempre claros, os graves robustos e a ótima fidelidade geral, que integra perfeitamente a clássica trilha sonora de Brad Fiedel (a melhor da série, sem dúvida) fornece uma experiência auditiva superior à de muitos BDs de títulos (do gênero) bem mais recentes. Também temos mixagens em inglês para fones de ouvido (Dolby 2.0), italiano, espanhol (DTS-HD 5.1) e castelhano (Dolby 2.0), e legendas em português, inglês, espanhol, italiano, castelhano, alemão, norueguês e finlandês.